Diario de Pernambuco
Busca

UNIÃO EUROPEIA

UE ratifica que não considera Juan Guaidó presidente interino da Venezuela

Publicado em: 25/01/2021 20:28

 (Foto: FEDERICO PARRA / AFP)
Foto: FEDERICO PARRA / AFP
A União Europeia reiterou hoje (25), que já não considera Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela e, sim como parte integrante da oposição democrática do país sul-americano. Ainda que o Parlamento Europeu tenha decidido na semana passada que as nações da UE mantenham a posição de indicar Guaidó como chefe de Estado na Venezuela.

Em uma declaração conjunta, após uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da UE em Bruxelas, os membros do bloco disseram nesta segunda-feira que Juan Guaidó é um interlocutor privilegiado. "A UE repete seus apelos pela liberdade e segurança de todos os oponentes políticos, em particular representantes dos partidos da oposição eleitos para a Assembléia Nacional de 2015 e, especialmente, Juan Guaidó", anunciou a nota emitida pela União Europeia.

Também semana passada Juan Guaidó agradeceu ao Parlamento Europeu por reconhecê-lo como presidente da Assembléia Nacional da Venezuela, apontando mais uma vez que as eleições parlamentares na Venezuela sofreram fraudes. No entanto, depois que o mandato de liderança de Guaidó na Assembléia Nacional findou no início deste mês, a EU resolveu cessar referir-se a ele como "presidente interino".

Durante a administração de Donald Trump, os Estados Unidos fracassou ao tentar pressionar a comunidade internacional para substituir Nicolás Maduro por Juan Guaidó. Em contrapartida, o novo presidente norte-americano Joe Biden já comunicou que se encontra disposto a “negociar” com Maduro para solucionar os impasses políticos e econômicos entre os dois países, destacando que não pretende exigir a renúncia do líder venezuelano como condição para suspender as sanções dos EUA.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.