Diario de Pernambuco
Busca

ESTADOS UNIDOS

EUA vacinarão primeiro trabalhadores de saúde e moradores de casas de repouso

Publicado em: 01/12/2020 21:50 | Atualizado em: 01/12/2020 22:50

 (Foto: Sajjad Hussain/AFP)
Foto: Sajjad Hussain/AFP
Profissionais de saúde e residentes de casas de repouso deverão ser priorizados na primeira fase das vacinações contra a Covid-19, decidiu um comitê consultivo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) nesta terça-feira (1º).

Estas duas categorias da população incluem cerca de 24 milhões de habitantes nos Estados Unidos, ou seja, o número aproximado de pessoas que poderão ser vacinadas em dezembro, caso as vacinas das farmacêuticas Pfizer/BioNTech e Moderna, em análise pela agência americana reguladora do setor de remédios e alimentos (FDA), forem aprovadas, o que deve acontecer até o fim deste mês.

Cada vacina será feita com a injeção de duas doses intervaladas em três a quatro semanas.

O governo de Donald Trump também recomendará uma ordem de prioridade e que não precisa necessariamente seguir as recomendações dos CDC.

Mas, apesar do risco de criar confusão no país, os 50 estados e territórios serão os responsáveis por definir a lista dos grupos prioritários em suas jurisdições, embora espera-se que sigam as recomendações das autoridades sanitárias.

As casas de repouso para idosos sofreram cerca de 100.000 mortes por Covid-19, 40% das mortes durante a pandemia nos Estados Unidos. Três milhões de pessoas moram nesses estabelecimentos no país.

Estima-se que os Estados Unidos tenham 21 milhões de trabalhadores de saúde.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.