Diario de Pernambuco
Busca

PROCEDIMENTO

Rússia encaminha à OMS o pedido de registro da vacina Sputnik V

Publicado em: 27/10/2020 19:00 | Atualizado em: 27/10/2020 19:36

 (Foto: Handout / Russian Direct Investment Fund / AFP)
Foto: Handout / Russian Direct Investment Fund / AFP
O Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo), que financia a vacina russa Sputnik V - desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya -, enviou à Organização Mundial da Saúde (OMS) os pedidos para o procedimento acelerado de registro e pré-qualificação do medicamento contra a Covid-19.

O Programa de Pré-qualificação da Organização das Nações Unidas é o único programa global de garantia de qualidade de medicamentos que é coordenado pela Organização Mundial da Saúde. A organização é encarregada de avaliar a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos.

Se os requisitos e normas forem satisfatórios, o medicamento é acrescentado à relação usada por organizações internacionais e países compradores para gestão da aquisição de medicamentos em massa. Destacando que no contexto de uma pandemia, o registro rápido da vacina tornaria o medicamento disponível a todo o mundo em um prazo mais curto em comparação com os procedimentos padrões e regulares. 

Em agosto passado, o Ministério da Saúde da Rússia foi o primeiro do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus, a Sputnik V. De acordo com os criadores, o medicamento precisa ser utilizado em duas doses, com um intervalo de três semanas.
TAGS: russia | vacina | sputnik |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.