Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DECLARAÇÃO

Lukashenko diz que não vai deixar a presidência da Bielorrússia

Publicado em: 08/09/2020 16:50

 (Foto: ALEXANDER ASTAFYEV / AFP)
Foto: ALEXANDER ASTAFYEV / AFP
O presidente da Bielorrússia, Aleksander Lukashenko, declarou numa coletiva a imprensa sobre o momento político que seu país atravessa e ainda garantiu que a intenção das manifestações e dos protestos tem como mira a Rússia.

"Pessoalmente falando eu fiquei muito ofendido, mas eu entendo que parte das pessoas que agora estão protestando simplesmente não sabe como era nossa Bielorrússia 20 anos atrás, e parte esqueceu. Vocês devem entender muito bem que aqueles que estão fazendo isso tudo não nos têm como alvo, mas vocês (em referência à Rússia)", afirmou.

Além disso, segundo noticiado pela Rádio Govorit Moskva, o chefe de Estado não pretende abdicar do poder. "Eu não vou sair assim à toa. Durante 25 anos eu beneficiei a Bielorrússia. Não vou largar tudo isso simplesmente assim. Além disso, se eu sair, meus apoiadores serão esfaqueados.", disse Lukashenko
 
Em relação às recentes imagens divulgadas que apresentam o presidente com um fuzil pelas ruas de Minsk, capital bielorrussa, Lukashenko explicou que tal fato significa que "não fugi para nenhum lugar, e estou pronto para defender meu país até o fim". Mas em contrapartida, também afirmou que "possivelmente eu estou mais tempo do que o necessário (no cargo de presidente). Talvez me vejam não só na televisão, mas também no ferro de passar e na chaleira. Mas de fato só eu posso agora defender a Bielorrússia”, comentou.
 
A Bielorrúsia passa por consecutivos protestos com várias detenções e confrontos com a polícia desde 9 de agosto, quando Aleksandr Lukashenko foi reeleito. Os manifestantes consideram que houve fraude na eleição presidenciável.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Pantanal: o pior incêndio da história
Resumo da semana: escolas seguem fechadas, incêndio no Pantanal e mais leitos de UTI pediátrica
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Aulão: tudo sobre botânica
Rhaldney Santos entrevista a oftalmologista Larissa Ventura
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco