Diario de Pernambuco
Busca

COVID-19

EUA compra todo o estoque trimestral do medicamento remdesivir

Publicado em: 01/07/2020 16:48

 (Foto: Ernesto BENAVIDES / AFP)
Foto: Ernesto BENAVIDES / AFP
O Departamento de Saúde dos Estados Unidos declarou que o governo de Donald Trump pré-encomendou mais de meio milhão de medicamentos remdesivir, o que representa 100% de toda a produção de julho e 90% da quantidade de doses até agosto e setembro. "O presidente Trump fez um acordo incrível para garantir que os americanos tenham acesso à primeira terapia autorizada para a Covid-19. Na medida do possível, queremos assegurar que qualquer paciente americano que precise de remdesivir possa obtê-lo. A administração Trump está fazendo tudo o que está ao nosso alcance para aprender mais sobre a terapia que salva- vidas do novo coronavírus e garantir o acesso do povo americano a essas opções.", anunciou o secretário de Saúde norte-americano, Alex Azar.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a medida norte-americana de assegurar todos os estoques de remdesivir, um dos primeiros medicamentos aprovados para o tratamento da doença gerada pela Covid-19, causou preocupações de especialistas no Reino Unido, porque os medicamentos comprados pelos EUA são todos os provimentos que a fabricante Gilead tem para oferecer ao mundo nos próximos três meses.

O pesquisador sênior da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, Dr. Andrew Hill criticou a administração Trump pela ação unilateral. "Imaginem se fosse uma vacina", sugeriu, salientando que, se fosse esse o caso, a questão se tornaria uma "tempestade de fogo". "Eles possuem acesso à maior parte do fornecimento de medicamentos (remdesivir], portanto não há nada para Europa. Esta é a primeira grande droga aprovada, e onde está o mecanismo de acesso? Mais uma vez estamos no fim da fila", arescentou Hill. A medida também desagradou o premiê do Canadá, Justin Trudeau, que alertou que "é de nosso interesse trabalhar em colaboração e cooperação para manter nossos cidadãos seguros".

O remdesivir é antiviral , sendo patenteado pela Gilead, e que por isso não há nenhuma outra companhia autorizada pela lei comercial a produzi-lo. O remdesivir é o único medicamento aprovado como tratamento contra a Covid-19, além do corticoide da dexametasona esteróide, que se mostrou efetivo no tratamento de casos graves da doença, de acordo com a divulgada pela Universidade Oxford. Agora, a dexametasona, conhecida há bastante tempo e presente em diversos medicamentos, é uma droga de baixo custo e amplamente disponível em todo o mundo e, ao que tudo indica será talvez a única alternativa acessível para o resto do mundo antes da chegada de uma vacina.

Os Estados Unidos ainda estariam tentando garantir as provisões de vacinas. Segundo disse o CEO da Sanofi, Paul Hudson, o governo de Washington possui o direito de fazer a maior pré-encomenda se a vacina da empresa for comprovadamente eficaz, "porque investiu em assumir o risco". Estas observações receberam duras críticas da França, e posteriormente as palavras do presidente-executivo da Sanofi foram refutadas pelo diretor da empresa, Serge Weinberg.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.