Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PANDEMIA

Alemanha considera saída dos EUA da OMS um retrocesso na colaboração global

Publicado em: 08/07/2020 17:20

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A porta-voz da Alemanha, Martina Fietz, anunciou hoje (8) em uma coletiva a imprensa que a retirada dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS) é um retrocesso na colaboração entre as nações do mundo. "O governo alemão aprecia o trabalho da OMS, especialmente em momentos como este, e considera a saída dos EUA um revés para a cooperação internacional", disse Fietz. Também, de acordo com a porta-voz, a situação em torno da pandemia da Covid-19 exige uma cooperação internacional mais forte além do apoio financeiro adequado.

Nesta semana, Washington notificou oficialmente o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre sua retirada da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Em contrapartida, Joe Biden (Partido Democrata), candidato presidencial e principal oponente do líder Donald Trump, que retirou os Estados Unidos da organização, afirmou e prometeu que vai inverter a ação do atual presidente se ganhar as eleições. “Os americanos estão mais seguros quando os Estados Unidos estão empenhados em fortalecer a saúde global. No meu primeiro dia como presidente, voltarei a participar da OMS e restaurarei nossa liderança no cenário mundial”, afirmou Biden.

A administração dos EUA comunicou na terça-feira (7) a ONU e o Congresso de sua retirada da OMS a partir de 6 de julho de 2021. O presidente Donald Trump acusa repetidamente a entidade de conluio com a China para encobrir as origens e a gestão da pandemia do novo coronavírus.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: adolescente trans ganha novo registro, chacina em Ipojuca e alívio na pandemia
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
OMS descarta transmissão da Covid-19 por alimentos
Suspeito de assassinar blogueiro e filho adolescente em Rio Formoso se entrega
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco