Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Alemanha considera saída dos EUA da OMS um retrocesso na colaboração global

Publicado em: 08/07/2020 17:20

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A porta-voz da Alemanha, Martina Fietz, anunciou hoje (8) em uma coletiva a imprensa que a retirada dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS) é um retrocesso na colaboração entre as nações do mundo. "O governo alemão aprecia o trabalho da OMS, especialmente em momentos como este, e considera a saída dos EUA um revés para a cooperação internacional", disse Fietz. Também, de acordo com a porta-voz, a situação em torno da pandemia da Covid-19 exige uma cooperação internacional mais forte além do apoio financeiro adequado.

Nesta semana, Washington notificou oficialmente o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre sua retirada da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Em contrapartida, Joe Biden (Partido Democrata), candidato presidencial e principal oponente do líder Donald Trump, que retirou os Estados Unidos da organização, afirmou e prometeu que vai inverter a ação do atual presidente se ganhar as eleições. “Os americanos estão mais seguros quando os Estados Unidos estão empenhados em fortalecer a saúde global. No meu primeiro dia como presidente, voltarei a participar da OMS e restaurarei nossa liderança no cenário mundial”, afirmou Biden.

A administração dos EUA comunicou na terça-feira (7) a ONU e o Congresso de sua retirada da OMS a partir de 6 de julho de 2021. O presidente Donald Trump acusa repetidamente a entidade de conluio com a China para encobrir as origens e a gestão da pandemia do novo coronavírus.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.