Diario de Pernambuco
Busca

Negociação

Troca de prisioneiros entre EUA e Irã abre possibilidade de acordo

Publicado em: 05/06/2020 21:09

Após o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, consolidar a troca de prisioneiros com os Estados Unidos, o presidente norte-americano, Donald Trump, se manifestou em seu twitter e expressou otimismo e agradecimento ao país iraniano. A libertação do veterano da Marinha dos EUA, Michael White, que estava preso em Teerã por quase dois anos, foi feita pela troca de Majid Taheri, preso por violar as sanções de Washington contra Teerã.


De acordo com as declarações de Trump a libertação é a prova de que um acordo entre as duas nações é possível. Além disso, o líder americano aproveitou para enfatizar que o seu governo foi o que conseguiu repatriar mais norte-americanos presos no exterior.Acabo de falar ao telefone com o ex-refém norte-americano Michael White, que agora está em Zurich após ter sido libertado pelo Irã. Ele em breve estará em um avião com destino aos EUA, está voltando para casa, para os EUA! Nós trouxemos mais de 40 reféns e prisioneiros norte-americanos de volta para casa desde que assumi a presidência. Obrigado, Irã, isso mostra que um acordo é possível”, disse.


O militar americano Michael White foi condenado em 2018 no Irã por "crimes relacionados à segurança". Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Abbas Mousavi, White foi libertado "após satisfazer os demandantes em relação à causa da ação" e foi agraciado com a "clemência islâmica por seus outros crimes". "Ele foi libertado da prisão considerando o tempo que lá passou e por considerações relativas ao respeito aos direitos humanos, e deixou o Irã na quinta-feira (4)", informou Mousavi.


A notificação do porta-voz iraniano ainda confirma que o cientista iraniano Majid Taheri também foi libertado nos EUA, onde estava preso por alegada violação do regime de sanções econômicas impostas contra o Irã. O episódio marca uma rara troca de prisioneiros entre Teerã e Washington. Ao comentar a troca, o chanceler do Irã, Javad Zariff, twittou que "isso pode acontecer com todos os prisioneiros", recordando que outro cientista iraniano, Sirous Asgari, retornou ao seu país nesta quarta-feira (3), após passar três anos em uma prisão nos Estados Unidos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.