Mundo

Trump pretende assinar ordem executiva de regulação sobre as redes sociais

Após os tuítes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, serem considerados pela plataforma digital Twitter como “potencialmente enganosos”, a guerra travada entre o líder norte-americano e as redes sociais já indicam consequências e atos de represália. De acordo com a declaração de uma porta-voz da Casa Branca, Trump tenciona assinar nesta quinta-feira (28) uma ordem executiva sobre as mídias sociais.

Apesar dos pormenores oficiais sobre o conteúdo da ordem executiva não terem sido divulgados, é provável que seja uma nova medida de regulação. Segundo noticiado pelo jornal The Washington Post, será uma ordem que planeja provocar nos reguladores repensarem o alcance da Lei da Decência nas Comunicações, sancionada em 1996, que disponibiliza às plataformas online proteção essencial contra a responsabilidade pelo conteúdo postado por seus usuários. 

Na última quarta-feira, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, rebateu as críticas dirigidas aos executivos da rede social. "Por favor, deixe nossos funcionários fora disso. Continuaremos a apontar informações incorretas ou controversas sobre as eleições em todo o mundo. E nós admitiremos os erros que cometermos", tuitou Dorsey. 

Especialistas avaliam que a atuação de Donald Trump neste contexto destaca como as tensões e conflitos das relações entre algumas das maiores empresas de mídia social e os conservadores estão endurecendo em meio a seus esforços para reprimir a desinformação. Em contrapartida, o Twitter e outras redes sociais já negaram diversas vezes que suprimem o discurso conservador em suas plataformas, como sugestionou o presidente.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...