Diario de Pernambuco
Busca

PUNIÇÃO

Punição por doping tira Rússia das Olimpíadas de Tóquio e da Copa do Mundo do Catar

Publicado em: 09/12/2019 08:26 | Atualizado em: 09/12/2019 08:53

 (Foto: Damien Meyer/AFP)
Foto: Damien Meyer/AFP
A Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou a exclusão da Rússia de grandes competições esportivas durante quatro anos por falsificação de dados dos controles entregues à entidade. Assim, o país não poderá ser representado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e de Inverno de Pequim 2022, além de Mundiais de todas as modalidades, o que inclui a Copa do Catar 2022.
 
O anúncio foi feito por um porta-voz da agência depois de uma reunião do comitê executivo nesta segunda-feira, em Lausanne, em que a votação unânime decidiu pela suspensão dos russos. 
 
A punição também passa por não poder organizar disputas a nível mundial em seu território. Entretanto, a Eurocopa 2020 segue tendo São Petersburgo como uma das 12 sedes, pois não está categorizada no grupo de competições restringidas.
 
A Rússia ainda pode recorrer da decisão no TAS (Tribunal Arbitral do Esporte, na sigla em francês). Os atletas do país que passarem por testes antidoping poderão competir sob bandeira neutra.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.