Diario de Pernambuco
Busca

Morre a atriz Anna Karina, símbolo da Nouvelle Vague

Por: AFP

Publicado em: 15/12/2019 12:20 | Atualizado em: 15/12/2019 12:53

Atriz francesa ficou conhecida pela atuação em filmes de Jean-Luc Godard  (Foto: Arquivo/AFP)
Atriz francesa ficou conhecida pela atuação em filmes de Jean-Luc Godard (Foto: Arquivo/AFP)
A atriz Anna Karina, conhecida por seus papéis nos filmes de Jean-Luc Godard e um dos símbolos da Nouvelle Vague, morreu neste sábado, em Paris em decorrência de um câncer, aos 79 anos, anunciou neste domingo seu agente à AFP. Francesa de origem dinamarquesa, a atriz de rosto pálido e grandes olhos azuis filmou sete filmes com Godard, então seu parceiro, nos anos 1960.

Também fez carreira no mundo da música, triunfando ao lado do lendário Serge Gainsbourg.
"Anna morreu ontem em um hospital parisiense vítima de câncer. Ela era uma artista livre e única", disse à AFP seu agente, Laurent Balandras.

O marido da atriz, o diretor americano Dennis Berry, estava com ela na hora da morte, segundo seu agente. "Hoje, o cinema francês ficou órfão. Perdeu uma de suas lendas", afirmou o ministro da Cultura da França, Franck Riester, no Twitter.

Desde a infância na Dinamarca, entre uma mãe distante, uma avó falecida cedo demais e um avô que ela adorava, a atriz cultivava grande sensibilidade. Ainda menor de idade, viajou para Paris pedindo carona com a ideia de se tornar atriz. Rapidamente começou uma carreira como modelo.

Foi Coco Chanel quem mudou seu nome verdadeiro, Hanne Karin Bayer, para Anna Karina. Godard a descobriu em um anúncio e propôs um pequeno papel em "Acossado" com Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo, que ela rejeitou.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.