Diario de Pernambuco
Busca

FAST-FOOD

McDonald's demite CEO por se relacionar com funcionária: 'Falta de juízo'

Publicado em: 04/11/2019 19:18

De acordo com as normas da empresa, é proibido pessoas de cargo superior se relacionarem com outros funcionários
 (Foto: Drew Angerer/Getty Images/AFP)
De acordo com as normas da empresa, é proibido pessoas de cargo superior se relacionarem com outros funcionários (Foto: Drew Angerer/Getty Images/AFP)
O presidente executivo (CEO) do McDonald’s, Steve Easterbrook, de 52 anos, foi demitido por manter um relacionamento com uma funcionária. De acordo com as normas da empresa, é proibido pessoas de cargo superior se relacionarem com outros funcionários.

A empresa alegou que Esterbrook “demonstrou falta de juízo” e o ex-CEO acabou confirmando a versão da companhia. Em email enviado aos colegas de trabalho, ele confessou o relacionamento e admitiu ter cometido um erro. “Considerando os valores da empresa, concordo com o conselho de administração de que é o meu momento de sair”, declarou o dirigente na mensagem.

O conselho do McDonald’s nomeou para o cargo Chris Kempczinski, que recentemente chefiou o McDonald’s nos Estados Unidos e assumirá imediatamente como novo presidente e CEO. Ele foi uma das figuras-chaves no desenvolvimento do plano estratégico e supervisionou a transformação mais completa da empresa nos EUA na história. “Steve me trouxe ao McDonald’s e foi um mentor paciente que me ajudou muito”, ressaltou Chris ao falar sobre Easterbrook.

Desde a saída de Esterbrook, o McDonald's registrou uma queda bilionária na bolsa - cerca de 2%, US$ 174 bilhões para US bilhões. Nos últimos anos, o executivo elevou o valor do mercado e mais que dobrou as ações da empresa. Ele foi o responsável pelo incentivo da “nova geração” de consumidores e pela parceria da empresa com os aplicativos de entregas. Além disso, ele criou as “ofertas de café da manhã do dia”, o que fez as vendas elevarem.

Esterbrook também é responsável pela implantação de tecnologia das lojas. Vários McDonald’s passaram por reformas e criaram “quiosques virtuais” para a facilitação do pedido. 

No Canadá, hambúrgueres de carne vegetal fornecidos pela startup Beyond Meat estavam sendo testados. 

Apesar de todas inovações e do crescimento da empresa, companhias como o McDonalds tendem as respeitar cada vez mais suas políticas internas e firmar a proibição de envolvimento entre funcionários e executivos. Desta forma, tentando combater denúncias de assédio. 

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.