Diario de Pernambuco
Busca

VOTAÇÃO

EUA: Câmara divulga primeiros depoimentos em apuração no processo de impeachment

Por: AE

Publicado em: 04/11/2019 16:45

 (Foto: Arquivo / AFP)
Foto: Arquivo / AFP
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos divulgou nesta segunda-feira (4) os testemunhos da ex-embaixadora americana na Ucrânia Marie Yovanovitch e o diplomata e ex-embaixador americano no Brasil Peter Michael McKinley no processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. O conteúdo foi publicado após uma votação no Congresso na última semana ter autorizado uma fase pública da investigação.

Yovanovitch disse a investigadores no mês passado que ficou chocada ao saber que Trump a havia descrito como "más notícias" em uma ligação de 25 de julho com um colega ucraniano. Trump ordenou que a ex-embaixadora fosse removida de seu cargo. Yovanovitch também testemunhou que se sentiu ameaçada pela afirmação de Trump naquele telefonema de que ela "passaria por algumas coisas". Ela disse: "Eu não sabia o que isso significava. Fiquei muito preocupada. Ainda estou."

Já McKinley, em seu depoimento, disse aos investigadores da Câmara que renunciou por causa de suas preocupações com a expulsão de Yovanovitch e a falta de uma declaração pública de apoio a ela do Departamento de Estado. Ele disse que provavelmente teve três conversas com o secretário de Estado, Mike Pompeo, sobre suas preocupações e que pediu várias vezes que o Departamento de Estado defendesse Yovanovitch, mas não teve resposta.

Os comitês devem divulgar transcrições de depoimentos de várias outras testemunhas nos próximos dias. *Com informações da Dow Jones Newswires

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.