Diario de Pernambuco
Busca

CRISE POLÍTICA

Em cenário desolador, Bolívia amanhece com restos de barricadas e comércio fechado

Por: FolhaPress

Publicado em: 11/11/2019 16:57

Havia dezenas de restos de fogueiras usadas para bloquear as vias que fazem a ligação da cidade com o aeroporto internacional e aquecer aqueles que fizeram vigílias.  (Foto: Arquivo / AFP)
Havia dezenas de restos de fogueiras usadas para bloquear as vias que fazem a ligação da cidade com o aeroporto internacional e aquecer aqueles que fizeram vigílias. (Foto: Arquivo / AFP)
As ruas de El Alto, parte da região metropolitana de La Paz que abriga quase 1 milhão de habitantes, pareciam um cenário de pós-batalha na manhã desta segunda-feira (11), um dia após Evo Morales renunciar à Presidência da Bolívia. 
 
Havia dezenas de restos de fogueiras usadas para bloquear as vias que fazem a ligação da cidade com o aeroporto internacional e aquecer aqueles que fizeram vigílias. 
 
Com o mesmo objetivo, também foram armadas barricadas com objetos variados, de materiais de construção a lixeiras públicas que seguiam no meio da rua. No chão, vidro para furar os pneus de quem tentasse furar o bloqueio.
 
"Que bom que está chovendo, isso fez com que as pessoas desistissem de passar a noite inteira na rua e se acalmassem um pouco", comentou Carlos Oquendo, motorista que conduziu a reportagem. 
 
Andando devagar para desviar dos cacos de vidro e pedras, o motorista comenta que "perder um pneu hoje, num dia em que não tem onde trocá-lo, seria perder o dinheiro da jornada".
 
Comerciantes locais parecem ter pensado da mesma maneira, uma vez que quase ninguém abriu as portas de seus estabelecimentos. 
 
Além de fechar as portas metálicas, alguns deles também amontoaram tijolos diante delas. "É para evitar saques. Estão entrando para roubar tudo. Não é política, é vandalismo", disse Aldo Iñata, dono de uma loja de ferragens. 
 
Na época da eleição, muitos dos muros da cidade estavam pichados com mensagens como "Evo ditador" e "Mesa covarde", em referência ao opositor que disputou a última eleição e que renunciou à Presidência em 2005. Agora, há insultos mais pesados: "Evo assassino" e "Mesa lixo". 
 
Não foi só o comércio que parou. Não há aulas nem transporte público. Quando se olha para o alto, se vê todos os vagões das várias linhas de teleférico que conectam distintos pontos da cidade parados, vazios, balançando pelo vento e o mau tempo. Um cenário desolador.
 
Houve queima de carros e ônibus durante a noite. Numa garagem em Chasquipampa, por exemplo, 33 ônibus foram queimados e depredados.
 
Nas ruas, havia táxis e carros abandonados após serem atacados por pedras, alguns parcialmente queimados.
 
Por volta das 9h (10h no horário de Brasília), moradores começaram a sair para acender novamente as fogueiras, apesar da dificuldade de mantê-las acesas por conta da chuva. 
Ao redor delas, pessoas se reuniam e conversavam, trocando informações que receberam de parentes ou amigos em outras partes da cidade e do país.
 
A desinformação reina. Nas TVs, os noticiários quase não falam do terror que os habitantes da cidade contam.
 
O Pagina Siete, principal jornal da oposição, não circulou nesta segunda e deixou um aviso dizendo que daria dia livre para que seus jornalistas se protegessem em casa de possíveis ameaças. 
 
Trata-se de uma publicação crítica ao governo e que teme ataques de apoiadores de Evo.
Nos aeroportos de Santa Cruz e de El Alto, muitos tiveram que esperar por horas o remanejamento de voos ou a liberação de vias para seguirem aos seus destinos.
 
A maioria das pessoas estava agarrada aos celulares, trocando informações, mostrando vídeos enviados por WhatsApp sobre os distúrbios em várias partes do país.
 
Turistas estrangeiros pareciam amedrontados nos cafés, olhando com impaciência os telões do aeroporto à espera de seus voos. 
 
"Viemos fazer caminhadas pelos Andes, era a viagem que tínhamos planejado para este ano, mas temos de voltar", disse à reportagem um casal de holandeses com cara de decepção.
 
Além da forte neblina que cobre a cidade, La Paz amanheceu coberta também de incertezas, esperando que até o fim do dia, talvez, exista um líder legítimo escolhido pelo Congresso que dê uma saída democrática para a situação.
 
Qualquer coisa diferente disso pode reacender os protestos ao longo do dia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.