Diario de Pernambuco
Busca

DADOS

Informante que deu pistas sobre Bagdadi pode receber recompensa dos EUA

Por: AFP

Publicado em: 30/10/2019 14:53

O informante pode receber parte da recompensa de 25 milhões de dólares oferecida pelos Estados Unidos (AFP)
O informante pode receber parte da recompensa de 25 milhões de dólares oferecida pelos Estados Unidos (AFP)
O informante que entregou pistas sobre o paradeiro de Abu Bakr al-Bagdadi, líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), pode receber a totalidade ou parte da recompensa de 25 milhões de dólares oferecida pelos Estados Unidos, informou nesta quarta-feira (30) o jornal Washington Post.

O veículo afirmou que o informante ocupava uma boa posição nas fileiras do EI e foi quem forneceu dados sobre os movimentos na Síria do homem mais procurado do mundo.

Os comandos especiais dos Estados Unidos invadiram no sábado à noite seu esconderijo, encurralando-o em um túnel, onde acionou seu colete carregado de explosivos.

O jornal indicou que o informante estava no local no momento do ataque e foi evacuado dois dias depois com sua família.

A fonte, que não foi identificada, provavelmente receberá parte ou a totalidade da recompensa de US$ 25 milhões que os Estados Unidos prometeram por pistas sobre o paradeiro de Bagdadi.

Além dos detalhes dos movimentos de Baghdadi, o informante conhecia a distribuição dos quartos de seu último esconderijo, segundo o jornal.

A fonte, que foi identificada como um árabe sunita que se voltou contra o EI depois que o grupo matou um parente, foi cultivada por organismos de inteligência curdos.

Posteriormente, os curdos o entregaram aos americanos que, depois de verificar sua credibilidade, aproveitaram a oportunidade para iniciar a operação, informou o jornal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.