Diario de Pernambuco
Busca

bombas

Curdos acusam Turquia de infringir cessar-fogo firmado com EUA

Por: FolhaPress

Publicado em: 18/10/2019 14:28

Foto: Arquivo / AFP
As SDF (Forças Democráticas Sírias), coalizão política e militar síria liderada pelos curdos, disseram nesta sexta-feira (18) que a Turquia violou o cessar-fogo estabelecido com intermediação dos EUA na quinta-feira (17). Os curdos acusam Ancara de bombardear áreas civis na cidade de Ras al Ain.
 
A cidade fica na fronteira com a Turquia e é palco, junto a Tal Abyad, da maior parte dos combates entre as forças de Anacara e os curdos.
 
"Apesar do acordo para interromper os combates, os ataques aéreos e de artilharia continuam a atingir posições de combatentes e assentamentos civis", escreveu Mustafa Buli, porta-voz das SDF, em uma rede social. Bali também afirmou, sem dar mais detalhes, que os ataques no nordeste da Síria causaram mortes.
 
Segundo a agência de notícias Reuters, foram ouvidos sons de disparos de metralhadora e de bombardeios na fronteira dos países durante esta sexta-feira, apesar de ter ocorrido diminuição ao final da manhã.
 
Por sua vez, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, negou a ocorrência de novos confrontos. Ele ainda disse que a zona de segurança, da qual os curdos deveriam se retirar durante a trégua, ocupa 440 km na fronteira entre os dois países.
 
Para os curdos, porém, a área seria restrita a uma faixa entre as cidades de Ras al Ain e Tal Abyad.
 
Para os curdos, no entanto, a área se limita a uma pequena faixa entre Ras al Ain e Tal Abyad, cidades fronteiriças que foram palco da maior parte dos combates e que estão a apenas 120 km de distância.
 
A acusação curda se dá um dia depois do estabelecimento de um cessar-fogo entre as duas partes, com intermédio do governo norte-americano.
 
Mike Pence, vice-presidente dos EUA, anunciou na quinta que a Turquia se comprometera a suspender temporariamente a ofensiva no nordeste da Síria para permitir a retirada das forças curdas que estão na região.
 
"Uma semana após as forças turcas entrarem na Síria, Turquia e EUA combinaram um cessar-fogo em território sírio. Será uma pausa nas operações militares por 120 horas, enquanto os Estados Unidos facilitam a retirada da milícia curda da área afetada na zona segura", disse o norte-americano na quinta-feira.
 
O presidente americano, Donald Trump, classificou o resultado da negociação como "ótima notícia" e disse que "milhões de vidas serão poupadas".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.