Diario de Pernambuco
Busca

Manifestação

Jovens iniciam greve global pelo clima

Publicado em: 20/09/2019 09:21

Crianças e jovens iniciaram nesta sexta-feira a greve global contra a mudança climática, após o apelo da ativista Greta Thunberg para que os adultos ajam para evitar um desastre ambiental.

Em Heidelberg, cidade localizada no sudoeste da Alemanha, manifestantes se concentraram na praça da prefeitura, no centro da cidade. O movimento, em prol do dia mundial de protesto em favor da questão ambiental, reuniu muitas crianças e estudantes.
 
Crianças e estudantes reunidos no centro de Heidelberg, no sudoeste da Alemanha. Foto: Cortesia
 

Também, de Sidney a São Paulo, milhares de alunos participarão da "greve escolar pelo clima", que se apresenta como um dos maiores protestos a favor do clima já organizados.

Estão programados mais de 5 mil eventos, em todo o mundo, em uma sequência que deve terminar com uma enorme manifestação em Nova York, com a presença de mais de um milhão de estudantes.

Com o nome de "Fridays for Future" (Sextas pelo Futuro), a campanha mobilizou crianças e jovens para um papel mais ativo em convencer os adultos a tratar a questão climática com toda seriedade.

O movimento pede que políticos e empresários adotem as dramáticas medidas necessárias para deter o aquecimento global, que segundo os cientistas provocará uma catástrofe ambiental.

Na véspera da greve, Thunberg - uma adolescente sueca de 16 anos que se tornou a líder do movimento - reafirmou que há soluções que estão sendo "ignoradas", e pediu que os mais jovens tomem a iniciativa contra o aquecimento global.

"Tudo conta, o que você faz tem importância", disse em mensagem ao seu exército de seguidores.

Os primeiros eventos da greve aconteceram nas ilhas Vanuatu, Salomão e Kiribati, territórios ameaçados pela elevação do nível do mar devido ao aquecimento climático.

Nestas ilhas, as crianças e jovens estudantes cantaram "não estamos fugindo, estamos lutando".

Um pouco mais tarde, a greve teve a adesão de milhares de jovens australianos, que protestaram em Sidney, Melbourne e dezenas de outras cidades.

"Estamos aqui para mandar uma mensagem aos poderosos, aos políticos, para lhes mostrar que estamos preocupados e que isto é realmente importante para nós", disse à AFP Will Connor, um jovem de 16 anos de Sidney.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.