Governo Finlândia exige que Reino Unido apresente proposta sobre o Brexit até o fim de setembro

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 19/09/2019 08:26 Atualizado em:

Tolga Akmen/AFP
Tolga Akmen/AFP
O governo britânico deve apresentar até o fim de setembro uma proposta escrita para encontrar uma solução ao beco sem saída do Brexit, afirmou nesta quinta-feira à AFP um porta-voz do primeiro-ministro finlandês, Antti Rinne, cujo país preside a UE neste semestre.

"Na opinião do primeiro-ministro Rinne, o Reino Unido deve apresentar uma proposta por escrito até o fim de setembro", declarou a fonte.

Poucos minutos depois, um porta-voz do primeiro-ministro britânico Boris Johnson rejeitou o prazo estabelecido pela UE, que chamou de "artificial".

"Apresentaremos soluções escritas formais quando estivermos preparados, não em função de um prazo artificial", afirmou uma fonte de Downing Street.

Na quarta-feira, Antti Rinne declarou, durante uma visita a Paris, que "qualquer proposta" do Reino Unido deveria "ser apresentada a curto prazo para permitir o debate".

"Mas também temos que estar preparados para um Brexit sem acordo", disse, após uma reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron.

Os 28 países da UE se reunirão em 17 e 18 de outubro em Bruxelas. A data prevista para o Brexit é 31 de outubro.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.