Diario de Pernambuco
Busca

China

Manifestantes de Hong Kong ocupam aeroporto para sensibilizar turistas

Por: AFP

Publicado em: 09/08/2019 08:26 | Atualizado em: 09/08/2019 09:06

Anthony Wallace/AFP
Centenas de manifestantes organizaram nesta sexta-feira um protesto no aeroporto de Hong Kong para sensibilizar os visitantes estrangeiros sobre seus protestos, que começaram há dois meses.

"Nós não somos agitadores, isso aqui é uma tirania", gritavam os manifestantes, alguns deles equipados com máscaras e capacetes.

Esta ação deve se repetir no sábado e no domingo. 

Vestidos principalmente de preto, a cor deste movimento que surgiu em 9 de junho, após um grande protesto contra uma lei de extradições, os manifestantes sentaram-se no chão na área de chegadas com faixas em chinês e inglês em que eles condenam a violência policial. 

"Salve Hong Kong da tirania e da brutalidade policial!", afirma uma das faixas. 

Um de seus objetivos é divulgar suas reivindicações no exterior, explicou um dos manifestantes que não quis dar seu nome verdadeiro, temendo a perseguição por parte da justiça.

Esta sexta-feira marca dois meses do início das mobilizações que surgiram em oposição ao projeto de lei que autoriza extradições para a China. 

Este projeto foi suspenso, mas os manifestantes continuam exigindo sua retirada final, bem como a renúncia da líder executiva local, Carrie Lam. 

A megalópole do sul da China vem passando por sua maior crise política há dois meses, desde que foi entregue por Londres à China em 1997. 

Quase todas as manifestações diárias estão se degenerando em confrontos entre grupos radicais e a polícia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.