Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

comunicado

Turquia mina compromisso com Otan ao comprar sistema de defesa russo, dizem EUA

Publicado em: 17/07/2019 16:33

David Mcnew/AFP
A Casa Branca emitiu comunicado nesta quarta-feira no qual critica a decisão da Turquia de comprar um sistema de defesa aérea S-400 da Rússia. Para o governo dos Estados Unidos, isso impossibilita a venda dos aviões americanos F-35 para os turcos. Além disso, a administração do presidente Donald Trump acusa a Turquia de "minar seus compromissos com todos os aliados da Otan", a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com sua atitude.

Os EUA dizem que a Turquia tem sido uma parceira e aliada da Otan há mais de 65 anos. Para os americanos, o compromisso da Otan inclui não utilizar sistemas russos. "Os Estados Unidos ainda valorizam grandemente nossa relação estratégica com a Turquia", afirma a Casa Branca. A nota lembra ainda que há relações militares próximas entre americanos e turcos e que isso continuará, mas ressalva que será levada em conta a questão da presença do sistema S-400 na Turquia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Líbano contabiliza mortos, feridos e prejuízos
Rhaldney Santos entrevista a pré-candidata à prefeitura do Recife  Isabella de Roldão
Comerciantes de praias do estado protestam em frente ao Palácio
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco