Destruição Terremoto deixa um morto e derruba centenas de casas na Indonésia

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 15/07/2019 08:22 Atualizado em:

Foto: Muhammad Rifki/AFP (Foto: Muhammad Rifki/AFP)
Foto: Muhammad Rifki/AFP
Uma pessoa morreu e centenas de casas ficaram destruídas após um terremoto de 7,3 graus no leste da Indonésia, informa o primeiro balanço oficial divulgado nesta segunda-feira.

O tremor aconteceu pouco depois das 18h00 (6H00 de Brasília) de domingo ao norte do arquipélago das Molucas, a uma profundidade de 10 km.

O epicentro foi localizado 165 km ao sul de Ternate, a principal cidade da província do norte das Molucas. "A vítima morreu quando sua casa desabou", afirmou nesta segunda-feira à AFP Ihksan Subur, funcionário da agência local de gestão de catástrofes.

As autoridades não registraram outra morte, apesar da magnitude do terremoto. Centenas de pessoas se refugiaram em escolas e edifícios públicos.

O Instituto Indonésio de Geofísica informou que até a manhã desta segunda-feira forma registrados 52 tremores secundários.

A Indonésia, arquipélago de 17.000 ilhas formada pela convergência de três grandes placas tectônicas (do Pacífico, Australiana e Eurasiática), está no Anel de Fogo do Pacífico, zona de forte atividade sísmica.

No ano passado, um terremoto de 7,5 seguido de um tsunami em Palu, na ilha de Celebes, deixou mais de 2.200 mortos e milhares de desaparecidos.

Em 26 de dezembro de 2004, um violento terremoto de 9,1 graus de magnitude sacudiu a província Aceh, no extremo oeste do arquipélago indonésio, e provocou um tsunami em todo o Pacífico que deixou mais de 170.000 mortos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.