Diario de Pernambuco
Busca

eleição

Mitsotakis toma posse como novo premiê da Grécia

Publicado em: 08/07/2019 08:00 | Atualizado em: 08/07/2019 08:29

Angelos Tzortzinis/AFP
Líder do partido conservador Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis tomou posse nesta segunda-feira como novo primeiro-ministro da Grécia, um dia após uma vitória expressiva de sua sigla nas eleições gerais. Com isso, deixou o poder o esquerdista Alexis Tsipras, que liderou o país durante os turbulentos anos finais dos pacotes de ajuda internacional.

Mitsotakis, de 51 anos, chegou à mansão presidencial para a posse acompanhado da mulher e de seus três filhos. Ele deve nomear seu gabinete ainda hoje. O Nova Democracia conseguiu 39 8% dos votos, o que deve lhe dar 158 das 300 cadeiras no Parlamento, uma maioria confortável. O Syriza, de Tsipras, obteve 31,5%. O Aurora Dourada, de extrema-direita, não conseguiu superar a barreira de 3% para entrar no Parlamento.

O novo premiê terá de se ser rápido para lidar com uma série de problemas que afetam a economia local. Os ministros de Finanças da Europa se reúnem em Bruxelas nesta segunda-feira e discutirão o caso da Grécia, que ainda tem metas fiscais estritas a cumprir mesmo que não precise mais dos pacotes de ajuda financeira. A dívida grega é equivalente a 181% do Produto Interno Bruto (PIB) e a Grécia tem um compromisso de continuar a produzir grandes superávits primários, de mais de 3% do PIB nos próximos anos.

Mitsotakis disse no domingo que pretende cumprir sua promessa de campanha de reduzir impostos, atrair investimentos e diminuir a burocracia para facilitar os negócios. Mas a cautela ainda existia na Bolsa de Atenas, que recuava 1,4% por volta das 7h30 (de Brasília), com investidores realizando lucros gerados durante um rali recente que foi em grande medida baseado nas expectativas de vitória de Mitsotakis.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.