Diario de Pernambuco
Busca

Internacional

Morre Fernando de la Rúa, ex-presidente da Argentina, em Buenos Aires

Por: AFP

Publicado em: 09/07/2019 11:42 | Atualizado em: 09/07/2019 12:02

Foto: AFP (Foto: AFP)
Foto: AFP (Foto: AFP)
O ex-presidente da Argentina Fernando de la Rúa (1999-2001) morreu na madrugada desta terça-feira, aos 81 anos de idade, anunciou o presidente Mauricio Macri, em uma mensagem no Twitter. Ele foi hospitalizado na segunda-feira à noite, na Clínica Fleming, em Buenos Aires, em função de uma falência cardíaca e renal.

De la Rúa já havia sido internado no início do ano para ser submetido a uma cirurgia por um quadro cardiovascular delicado. Após uma longa convalescença, foi novamente hospitalizado em maio devido a uma complicação renal. 

Sua morte, neste 9 de julho, coincide com a comemoração da independência da Argentina. Membro do partido União Radical Cívica, ele não conseguiu completar seu mandato e renunciou em 2001, em meio a pior crise econômica e política no país. De la Rúa será velado no Congresso a partir da tarde. 

A última vez que ele apareceu em público foi como convidado no jantar de gala que o governo ofereceu no Teatro Colón, em novembro passado, como parte da cúpula do G-20.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.