Diario de Pernambuco
Busca

Crítica

Ex-ministro grego acusa a polícia francesa de comportamento "violento"

Por: AFP

Publicado em: 14/07/2019 13:53

Foto: Efe/Lucas Dolega
O economista grego e ex-ministro das Finanças economista Yanis Varoufakis acusou a polícia francesa de comportamento "violento" no sábado durante uma abordagem no aeroporto Charles de Gaulle de Paris.

Varoufakis disse à AFP que assim que desembarcou na capital francesa procedente de Atenas um oficial da polícia lhe solicitou o pasaporte.

Varoufakis afirma que obedeceu mas que, após um contato físico, o oficial "reagiu violentamente". "Me maltratou, usou violência física" explicou Varoufakis, acrescentando que o agente o empurrou, recolheu seu passaporte e lhe disse para ficar virado para a parede.

Uma segunda versão, apresentada por uma testemunha, aponta que o economista de 58 anos teria agredido verbalmente o policial acusando-o de abuso de poder.

Um vídeo publicado pelo diário espanhol La Nueva España mostra  Varoufakis revoltado com tratamento recebido, e pede para ver o superior do agente.

Varoufakis foi por alguns meses Ministro das Finanças no governo  de Alexis Tsipras em 2015, e na semana passada foi eleito para o parlamento grego.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.