Diario de Pernambuco
Busca

imparcialidade

Em vídeo, Papa Francisco pede para que juízes sejam isentos

Publicado em: 04/07/2019 14:03

Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

O papa Francisco publicou nesta quinta-feira (4) uma intenção de oração no Twitter para o mês de julho. No vídeo de um minuto de duração, o pontífice pede pelos juízes, para que eles administrem a justiça com imparcialidade e integridade.

 

Na opinião de alguns internautas do microblog, a mensagem foi direcionada ao Brasil e ao ex-juiz Sérgio Moro, após vazamentos do site The Intercept, e o termo "Papa" ficou entre os assuntos mais comentados do país .

 

"Rezemos para que todos aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra", diz o texto de intenção. (Veja abaixo a íntegra do vídeo). 

 

O papa fez o tuíte em outros idiomas, inclusive no português. Em todos os perfis oficiais do pontífice, em outras línguas, há a mesma mensagem. 

 



 

Íntegra da mensagem

 

"Dos juízes dependem decisões que influenciam os direitos e os bens das pessoas. Sua independência deve ajudá-los a serem isentos de favoritismos e de pressões que possam contaminar as decisões que devem tomar. Os juízes devem seguir os exemplos de Jesus, que nunca negocia a verdade. Rezamos para que todos aqueles que administram a Justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra."

 

Repercussão

 

Para muitos internautas, a mensagem foi direcionada ao ministro da Justiça Sérgio Moro, que é acusado pela oposição de parcialidade no julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado à prisão no caso do tripléx do Guarujá (SP). 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.