Diario de Pernambuco
Busca

itália

Cruzeiro gigante perde o controle em Veneza, mas evita colisão

Por: AFP

Publicado em: 08/07/2019 15:41

Foto: Roberto FERRUCCI / AFP
Um mês após a colisão de um navio de cruzeiro contra o cais e um barco em Veneza, uma tragédia foi evitada na noite de domingo (7), quando um desses gigantes do mar perdeu o controle e quase colidiu com um iate turístico.

O navio de cruzeiro "Costa Deliziosa", com quase 300 metros de comprimento e capaz de transportar cerca de 3.000 pessoas, estava prestes a deixar a lagoa veneziana sob uma tempestade e ventos fortes, puxado por rebocadores, segundo um vídeo postado pelo escritor e artista veneziano Roberto Ferrucci em seu site.

Devido ao mau tempo, perdeu o controle e quase colidiu com o iate que estava ancorado não muito longe da famosa Praça de São Marcos, o que causou pânico a bordo. 

Os membros da tripulação do iate, um barco de 50 metros que parece pequeno ao lado do cruzeiro, correram para o cais, informou a agência AGI.

O rebocador do "Costa Deliziosa" conseguiu evitar o acidente e direcioná-lo para a saída da lagoa sem problema.

O incidente alimentou a controvérsia sobre os danos infligidos à cidade italiana - inscrita juntamente com sua lagoa na herança universal da UNESCO - e seu frágil ecossistema dos enormes navios de cruzeiro que navegam pelos canais.

Dois acidentes em cinco semanas
 
Há apenas cinco semanas, um acidente com outro cruzeiro deixou quatro pessoas feridas e cenas de pânico entre os turistas.

Vítima de um problema no motor, o "MSC Opera", que pode transportar até 2.680 passageiros e navegar pelo canal Giudecca, atingiu um cais antes de colidir com um navio turístico, o "River Countness".

Imagens de vídeo amadoras postadas no Twitter mostraram os turistas em terra correndo para ver a embarcação de 275 metros e 13 andares.

A presença destes cruzeiros na cidade é tanta que as chaminés desses enormes barcos já fazem parte da paisagem por trás dos campanários e pontes da cidade emblemática, jóia da arquitetura bizantina.

Os ecologistas acusam os cruzeiros de contribuir para a erosão das fundações da cidade, regularmente inundadas.

Em novembro de 2017, a Itália adotou um plano de desenvolvimento da lagoa para apoiar a atividade lucrativa dos navios de cruzeiro, embora modificando sua rota.

O objetivo é que, com a construção de um novo terminal marítimo, os grandes navios não cruzem mais o canal Giudecca, que faz fronteira com a praça São Marcos.

"Eu já pedi uma inspeção para controlar o que aconteceu em Veneza", afirmou o ministro italiano de Transportes e Infraestrutura, Danilo Toninelli, em sua página do Facebook nesta segunda-feira.

"Toninelli poderá entrar para a história como o 'ministro dos desastres' que paralisou um dos ministérios mais estratégicos para o crescimento do país", criticou Roberto Morassut, responsável pela Infraestrutura do Partido Democrata (PD, centro esquerda), a principal força de oposição.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.