Mundo

União Europeia e Japão finalizam termos para acordo de Parceria Econômica

O EPA deve abrir oportunidades de mercado para ambas as partes, fortalecer a cooperação entre os países em várias áreas

Representantes do Japão e da União Europeia anunciaram a conclusão das discussões finais sobre o Acordo de Parceria Econômica (EPA, na sigla em inglês), abrindo caminho para o maior acordo comercial bilateral já negociado pelo bloco europeu. 

O EPA deve abrir oportunidades de mercado para ambas as partes, fortalecer a cooperação entre Europa e Japão em várias áreas, reafirmar o comprometimento compartilhado de desenvolvimento sustentável e incluir, pela primeira vez, um comprometimento específico com o Acordo Climático de Paris. 

Após confirmar a finalização do processo de negociações em uma ligação telefônica ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker disse que "o Japão e a UE enviaram uma mensagem poderosa na defesa de um comércio aberto e justo, baseado em regras". 

Entre os principais elementos do acordo está a remoção da grande maioria dos 1 bilhão de euros em tributos pagos anualmente por companhias europeias, que exportam para o Japão, bem como de várias barreiras regulatórias. Além disso, o mercado japonês deve se abrir para importantes exportadores agrícolas europeus. 

Japão e UE agora devem iniciar a verificação legal do texto, que então será submetido ao Parlamento Europeu para o acordo entre em vigor até o final de 2019. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...