Mundo

Nepal criminaliza lei que obriga a mulher a ficar em casa quando menstruada

O ato ganhou destaque após a morte de duas mulheres que foram obrigada a dormir em uma cabana e acabaram sendo mordidas por uma cobra

Foto: AFP

Aprovada nesta quinta-feira (10), uma nova lei no Nepal veta a obrigação das mulheres mestruadas a  ficarem banidas dentro de casa. Caso a mulher seja obrigada a permanecer dentro da residência, será sobrada uma multa de US$ 30, o equivalente a R$ 90. A prática, na verdade, já foi banida pela Suprema Corte desde 2005, mas continuava recorrente no país. 

A prática é passada através de gerações, virando um costume para o povo da região. Chamado de "chhaupadi", o ato ganhou destaque após a morte de duas mulheres que foram obrigada a dormir em uma cabana e acabaram sendo mordidas por uma cobra. 

Na crença hindu, as mulheres menstruadas ou que acabaram de ter filho são símbolo de impureza ou sinal de má sorte. Por isso, é natural haver a imposição para que elas fiquem reclusas em cabanas ou estábulos.

Além dessa ideia, há restrições quanto às suas ações e alimentação, não sendo permitido, inclusive, que usem o banheiro e o chuveiro da casa, ou mesmo que frequentem escolas e outros ambientes.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...