Mundo

Lasso pretende pedir recontagem na eleição presidencial do Equador

As autoridades eleitorais disseram que, se necessário, haverá recontagem nos centros onde os resultados forem formalmente questionados

Os 600 mil votos questionados representam mais que o dobro da vantagem do governista. Foto: Eduardo Santillán / Presidencia de la República

Guillermo Lasso, que perdeu o segundo turno da eleição presidencial de domingo por margem estreita no domingo, afirmou que questionará o resultado e pediu uma recontagem total das urnas, com a alegação de supostas fraudes. Em uma apresentação hoje, Lasso e outros aliados disseram que o partido dele, Creo, tem evidências de irregularidades como registros em 1.795 seções eleitorais, que representam quase 600 mil votos.

A oposição alega que há números inconsistentes e faltam assinaturas exigidas de monitores eleitorais. Lasso disse ainda que aceitará os resultados da recontagem mesmo se não foram favoráveis a ele. "Esta não é uma questão pessoal, é uma questão para a democracia", afirmou o conservador em entrevista coletiva.

Os 600 mil votos questionados representam mais que o dobro da vantagem do governista Lenín Moreno na disputa. Lasso citou como exemplos centros de votação em que Moreno venceu por margem de 4 votos para 1.

As autoridades eleitorais disseram que, se necessário, haverá recontagem nos centros onde os resultados forem formalmente questionados.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...