Mundo
Crise econômica
Não devemos mais falar em saída da Grécia da zona do euro, diz ministro alemão
Sigmar Gabriel fez os comentários no Parlamento, antes da votação sobre os termos do acordo de resgate da Grécia
Publicado: 17/07/2015 às 09:16
O vice-chanceler da Alemanha, Sigmar Gabriel, pediu ao país para acabar com qualquer debate sobre uma saída da Grécia da zona do euro, indo contra o ministro de Finanças da Alemanha que tem falado publicamente sobre tal cenário.
"Qualquer debate sobre um Grexit deve ser uma coisa do passado", disse Gabriel, que também é ministro da Economia. "Não devemos mais chorar e lamentar sobre o passado, nem culpar ou acusar, e nem ficar jogando com uma possível saída da Grécia da zona do euro", acrescentou.
Gabriel fez os comentários no Parlamento, antes da votação nesta sexta-feira sobre os termos do acordo de resgate da Grécia. Segundo pesquisa feita com os parlamentares nesta quinta-feira, a câmara da Alemanha deve votar a favor sobre o programa de ajuda à Atenas.
O ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, tinha apontado a ideia sobre uma saída temporária da Grécia da zona do euro em uma reunião do Eurogrupo na semana passada. Apesar dos líderes terem chegado a um acordo na segunda-feira de dar à Grécia um terceiro resgate sob certas condições, Schäuble continuou a lançar dúvidas sobre o futuro da Grécia na zona do euro.
Ele disse na quinta-feira que muitos economistas disseram que a Grécia precisava de uma redução dívida, algo que ele insistiu que não era legalmente possível, uma vez que o país continuou a ser um membro da zona do euro.
Últimas
Mais Lidas