Diario de Pernambuco
Busca

Artes

Mostra Afrofuturista no Recife realiza programação gratuita com oficinas, música, dança e moda

Publicado em: 16/05/2019 17:25 | Atualizado em: 17/05/2019 01:43

Modelo exibe estética afrofuturista na moda, Beatriz Rodrigues e Zanira. Foto: Divulgação
Modelo exibe estética afrofuturista na moda, Beatriz Rodrigues e Zanira. Foto: Divulgação ()


O Museu da Abolição, em conjunto com a Rede Afro Empreendedores de Pernambuco (RAEPE), realizam a primeira edição da Mostra Estética Afrofuturista. O evento será realizado neste sábado (18). A programação da mostra conta com oficinas, artes visuais, literatura, música, dança, moda e artesanato. O evento inicia às 9h30, e a abertura conta com a feira afro empreendedores do Recife, que traz artigos como bijuterias, roupas e adereços, além de comidas africanas, como vatapá, feijoada e mungunzá.

Para os amantes da moda, o Balé Magê Malê trará um desfile de roupas e penteados africanos. No primeiro andar acontece a oficina Tendências afro futuristas na moda atual, que conta com a presença da designer e pesquisadora Oluyiá França. Já na área externa do museu, o facilitador Túlio Xambá, será o responsável pela programação musical que promete animação para todas as idades. O grupo Ori, o Afoxé Omi Saba e o Slam das Minas também fazem parte da programação.

A artista visual Bia Ritz (PE), o DJ Yuri Andrey, e a articuladora e curadoria independente Ariana Nuala, são os convidados de uma roda de diálogo coordenada pela professora Dra. Auxiliadora Maria Martins (CE/UFPE), o debate será sobre o Afrofuturismo e sua interseção na imaginação, tecnologia, futuro e libertação.

Outro destaque da mostra é o curso de Whatsapp como ferramenta de venda, ministrado por um especialista e facilitado pelo SEBRAE-PE, para participar é só se inscrever na entrada do auditório do museu. O historiador e especialista em cultura negra Junior Afro fala sobre a importância do evento. "É um meio de imaginar possíveis futuros pelas lentes da cultura negra. Pela literatura, artes visuais, música e mais, o Afrofuturismo redefine a cultura e as noções de negritude para hoje e para o futuro".

 

SERVIÇO

1ª Mostra de Estética Afrofuturista

Quando: 18 de maio (sábado), às 9h30.

Onde: Museu da Abolição, Rua Benfica, Madalena, Recife/PE.

Quanto: Entrada gratuita.

Informações: @museuabolicao (facebook, twitter e Instagram) / mab.educativo@museus.gov.br / 81 3228-3248

 

PROGRAMAÇÃO

 

9h30 Abertura da Feira Empreendedores na área externa do museu (roupas, adereços, bijuterias, gastronomia).

10h Roda de diálogo – Afrofuturismo 

Coordenadora: Professora Dra. Auxiliadora Maria Martins da Silva (CE/UFPE) Artista Visual Bia Ritz (PE), DJ Yuri Andrey e a articuladora e curadoria independente, Ariana Nuala;

 

14h às 16h – Oficinas

1 Tendências Afro Futuristas na Moda Atual (Sala do primeiro andar) facilitadora: Designer e Pesquisadora Oluyiá França (PE)

2 Música para todas as idades (área externa do museu). Facilitador: Túlio Xambá

Encerra com apresentação do Grupo Ori

3 WhatsApp como ferramenta de venda (Auditório) facilitador/a: Sebrae-PE

16h30 Juventude Negra e Afrofuturismo Com Jaqueline Soares, Artista Visual Anti Ribeiro, Nena La Callejera e Jovens representantes da Rede de Mulheres Negras, MNU e UFPE.

16h Grupo Ori

17h30 Afoxé Omi Sabá 

18h Balé Afro Majê Molê

Desfile de Moda e Estética Afro 

18h30 Slam das Minas

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL