Diario de Pernambuco
Busca

mercado

Coletivo Mercado Urbano abre caminhos para marcas pernambucanas no Recife

Encontro vai reunir uma série de projetos autorais ligados à moda, arte e décor, na Galeria Urban Arts do Espinheiro, neste sábado e domingo

Publicado em: 14/12/2018 13:49 | Atualizado em: 14/12/2018 14:24

Realizado desde 2014, o projeto acontece das 9h às 17h. Foto: Aline Sales/Divulgação
Realizado desde 2014, o projeto acontece das 9h às 17h. Foto: Aline Sales/Divulgação ()

A economia criativa cresce acima da média no Brasil, país que é considerado um dos maiores mercados para esta indústria. Dados mais recentes da Firjan (PDF - 0,9 MB), as indústrias criativas e culturais do Brasil geraram R$ 155,6 bilhões em 2015, correspondendo a 2,64% do PIB brasileiro naquele ano e empregando 851,2 mil pessoas (1,8% do total de empregos formais no Brasil). O setor que envolve propriedade intelectual própria envolve marcas, especialmente na área de consumo, como os segmentos de design e moda, que intensificam um novo perfil de empreendedor, com liberdade de criação e atitude vanguardista. 

O novo cenário, pautado na produção local e criativa, tem as mulheres como às principais forças motrizes com idéias diferenciadas, únicas e inovadoras em design, produção e gestão. Com isso, cresce cada vez mais o protagonismo feminino que, nos últimos 14 anos, aumentou em 34% no Brasil, somando mais de 7,9 milhões de mulheres comandando micro e pequenas empresas. Esse movimento ganha destaque neste sábado (15) e domingo (16) com o projeto “Mercado Urbano”, coletivo que reunirá alguns nomes dessa nova geração, como Gabi Fonseca Bolsas, Juana Moura Acessórios, Maria Ribeiro Design, Marquesa Tees, Pindorama, Wunderbar Brasil, na Galeria Urban Artes do Espinheiro (Rua da Hora, 647), das 9h às 17h. 

Trabalhando com conceitos particulares, modelagens próprias e desenhos exclusivos, as marcas que participam da quinta edição do projeto vão apresentar ao público suas novas coleções e ainda uma série de destaques sobre seus trabalhos, com o objetivo de intensificar e valorizar a produção local. 

Evento vai contar com a participação de marcas como como Gabi Fonseca Bolsas, Juana Moura Acessórios, Maria Ribeiro Design, Marquesa Tees, Pindorama, Wunderbar Brasil. Foto: Aline Sales/Divulgação
Evento vai contar com a participação de marcas como como Gabi Fonseca Bolsas, Juana Moura Acessórios, Maria Ribeiro Design, Marquesa Tees, Pindorama, Wunderbar Brasil. Foto: Aline Sales/Divulgação ()


"Queremos encorajar a produção que é desenvolvida no estado e proporcionar um ambiente de compartilhamento, de estímulos e de idéias, que mostre a indústria criativa como uma grande atividade produtiva para o país. Como uma galeria de arte, apoiamos todo tipo de potencial criativo e artístico. E a produção local, pautada na economia das idéias, está dentro desse escopo", comenta Brisa Diniz, proprietária da Urban Arts Recife. 

Para propagar e estimular a prática, a galerista se uniu a mulheres que atuam em segmentos envolvidos na economia criativa, em setores relacionados à moda e decoração. Entre os destaques do evento estão as peças de Juana Moura Acessórios, itens em estilo contemporâneo, feitos à mão, da Coleção Soul do Mar, que carrega em si inspiração no balneário, Maria Ribeiro com pulseiras, brincos e anéis e uma série de adereços para casamentos, como luminárias e espelhos, a Wunderbar Brasil, loja conceito de móveis e objetos de decoração voltada para objetos criativos, a Pindorama com roupas exclusivas para o publico infantil, a Marquesa Tees, que trará uma variedade de t-shirts, mullets e maxi tees e ainda diversas bolsas de Gabi Fonseca. 

Serviço
5ª edição do Mercado Urbano
Quando: Sábado e domingo, das 9h às 17h 
Onde: Galeria Urban Arts, Espinheiro, Rua da Hora, 647
Informações: (81) 3032.0034

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL