Diario de Pernambuco
Busca

Polêmica

Polêmica: Dolce & Gabbana pede desculpas a chineses

Grife italiana causou indignação com vídeos e comentários considerados racistas, se envolvendo em mal estar entre chineses

Por: AFP

Publicado em: 08/12/2018 11:01 | Atualizado em: 06/12/2018 12:01

Domenico Dolce e Steffano Gabbana. A marca pediu desculpas, e desfile em Xangai foi suspenso. Foto: Reprodução da Internet

Stefano Gabbana e Domenico Dolce, cofundadores da marca italiana Dolce & Gabbana, pediram perdão “aos chineses do mundo inteiro”, após deixá-los indignados com a publicação de vídeos e comentários considerados racistas. “Desejamos dizer a todos os chineses do mundo, e há muitos, o quanto sentimos. E levamos esta desculpa e esta mensagem muito a sério”, afirmou Stefano Gabbana um vídeo divulgado na rede social chinesa Weibo. Do seu lado, Domenico Dolce acrescentou que “refletiram muito sobre a polêmica”. “Nossas famílias sempre nos ensinaram a respeitar as diferentes culturas. Pedimos seu perdão se cometemos erros na interpretação da sua”, disse.

A marca italiana provocou indignação nos chineses com a publicação em sua conta de Instagram de vídeos de promoção de um desfile marcado para ocorrer em Xangai: nas imagens, se via uma mulher asiática tentar comer pizza e espaguete com palitos sob as ordens de uma voz masculina. Os usuários consideram o conteúdo vexatório.



O caso piorou após a difusão na internet de capturas de tela de uma discussão no Instagram entre um usuário e Gabbana, na qual este último usa emojis de excrementos para definir a China como “país de merda”. A empresa garantiu que a conta de Stefano Gabbana tinha sido hackeada e afirmou que tinha muito respeito pela China. “Lamentamos os inconvenientes causados por essas publicações não autorizadas. Respeitamos a China e o povo chinês”, escreveu a empresa no Twitter. Várias celebridades chinesas iriam assistir ao desfile, mas após a polêmica a maioria anunciou nesta quarta-feira que não compareceria ao evento. O escândalo levou ao cancelamento daquele desfile. 

Segundo a imprensa chinesa, várias empresas locais de vendas on-line retiraram todos os produtos da marca italiana, e muitos consumidores anunciaram que a intenção de boicotá-la. “Aprenderemos as lições desta experiência e, obviamente, isto não voltará a ocorrer”, afirmou Gabbana no vídeo, que termina com os dois estilistas dizendo “perdão” em mandarim. Ao anunciar o cancelamento do desfile, a Dolce & Gabbana se pronunciou brevemente: “O GREAT SHOW será adiado para data posterior por algumas razões. Pedimos desculpas pelo incômodo causado”, também na rede social chinesa Weibo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL