Diario de Pernambuco
Busca

inclusão

Olinda recebe 1ª edição do Plus Summer Fashion

Evento dedicado a mulheres plus size acontece nesta sexta e sábado no Shopping Patteo

Publicado em: 21/11/2018 20:02 | Atualizado em: 21/11/2018 20:09

Evento tem o objetivo de resgatar a autoestima e elevar o empoderamento feminino. Foto: Fernando Raphael/Divulgação
Evento tem o objetivo de resgatar a autoestima e elevar o empoderamento feminino. Foto: Fernando Raphael/Divulgação ()

Combater tabus e despertar o empoderamento feminino em todas as classes sociais. Com base nesses elementos, o município de Olinda, recebe nesta sexta e sábado a primeira edição do Plus Summer Fashion, festival artístico de moda inclusiva. Com uma programação gratuita que abrange desfiles, mostra fotográfica, apresentações musicais, debates, recitais e exposições, o evento desembarca no piso L3, do shopping Patteo Olinda, a partir das 17h. Desenvolvido pelo projeto social As Mil Faces de uma Plus, em parceria com a Associação das Mulheres Plus Size de Pernambuco, o encontro tem o objetivo de promover a inclusão social, resgatando a autoaceitação e os vários níveis de beleza e saúde, através de ações multiculturais e socioeducativas. 

De acordo com Sâmia Verás, idealizadora do projeto As Mil Faces de uma Plus, o festival é a representação de uma luta constante em prol da valorização da mulher. “Apesar de estar associado ao público plus size, nosso evento é um encontro dedicado a todas as mulheres, independente do manequim, da cor da pele, da opção sexual, pois ele representa a miscigenação de um povo em favor de um objetivo que é engrandecer e empoderar. É um trabalho feito com muito carinho, montado para estimular mais mulheres a se aceitarem e se mostrarem da forma que elas são, quebrando padrões e paradigmas”, afirmou a pedagoga. 

Com uma série de atividades voltadas para o público feminino, o festival marca o lançamento de um calendário em homenagem a história do estado de Pernambuco, montado com modelos plus size. Tendo como enredo os séculos 16, 17, 18 e 19, a montagem foi produzida em diversos pontos históricos do Recife como o Museu da Abolição, Museu do Homem do Nordeste, o Forte do Brum, entre outras localidades. A peça que será comercializada traz em sua estruturação doze mulheres pernambucanas de diferentes perfis, entre elas uma jovem portadora de necessidades especiais e uma militar. 

Para Raiane Ciriaco, uma das musas do calendário, o festival é considerado transformador. Foto: Fernando Raphael/Divulgação
Para Raiane Ciriaco, uma das musas do calendário, o festival é considerado transformador. Foto: Fernando Raphael/Divulgação ()


Para Raiane Ciriaco, uma das musas do calendário, participar do projeto vai mais além de um simples ensaio fotográfico, pois além de elevar a auto-estima, revigora sentimentos como o amor próprio e a confiança. “Entrar nesse trabalho tem sido uma grande novidade para mim. Como outras mulheres, eu também tinha problemas com autoaceitação e sofria diariamente com a opinião e com conceitos impostos por boa parte das pessoas. Hoje posso dizer que sou livre, me aceito, sou feliz, determinada e preparada para enfrentar o que for e quero que mais mulheres sejam assim”, disse a modelo. 

Ainda segundo Sâmia, a realização de trabalhos como este, proporcionam experiências e reflexões entre os participantes e a sociedade. “Por muito tempo diversas mulheres foram oprimidas e constrangidas pelos padrões criados pela sociedade. O preconceito é um tema que deve ser debatido sempre até que seja eliminado de vez das nossas vidas. E esse é um dos pontos do Plus Summer. Conscientizar a população a se colocar no lugar do próximo e reforçar a importância do respeito independente de qualquer coisa”, destacou a organizadora do evento. 

Serviço
1º Festival Plus Summer Fashion 
Quando: Sexta e Sábado, a partir das 17h
Onde: Shopping Patteo Olinda, Piso L3
Quanto: Gratuito 

TAGS: festival | moda | size | plus | mulheres | olinda |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL