Instalado em frente ao embarque de passageiros do Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes Gilberto Freyre, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, o quiosque Minuto Beauty Bar promete algo audacioso. E entrega. “A produção de cada cliente, somando cabelo e maquiagem, dura até 20 minutos”, assegura Thaís Barreto, sócia-criadora do espaço. Inaugurado no início deste mês, o ponto é uma segmentação da marca pernambucana Beauty Bar, das irmãs Thaís e Bárbara Barreto, e reforça no estado uma tendência crescente em todo o mundo: a busca por produções super-rápidas e serviços acessíveis para o dia a dia.
“As pessoas querem estar bem consigo mesmas, querem estar bonitas. Mas nem sempre têm tempo. Ou paciência. Foi como a ideia [do quiosque] surgiu: da necessidade que nós temos de manter a beleza de forma rápida e acessível. A pessoa que chega ao aeroporto pode ter um evento importante do outro lado do portão, em outro estado, que pode ser uma reunião de negócios, uma palestra, um encontro especial para sua vida pessoal ou profissional”, explica Thaís.
Nas últimas duas semanas, segundo ela, muitos trocaram a espera ociosa pela decolagem por um incremento no visual. Passageiras, comissárias de bordo, funcionárias do aeroporto e clientes habituais do Beauty Bar são atendidas por quatro profissionais escalados para o quiosque, sendo dois cabeleireiros e dois maquiadores, e precisam investir entre R$ 60 e R$ 150 pelos combos (penteado e maquiagem) do cardápio. Ainda é cedo para mensurar a movimentação diária no Minuto Beauty Bar, mas o fluxo de pessoas no aeroporto chama a atenção: estima-se que quase 80 mil pessoas circulem todos os dias pelo local. Segundo dados da Infraero - que incentivou o empreendimento das pernambucanas, facilitando seu posicionamento estratégico próximo à área de embarque -, mais de 360 mil pessoas entraram e saíram do país pelo terminal pernambucano em 2017.
Em outros pontos do globo, como Nova York e Los Angeles, os chamados dry bars (salões com oferta de serviços mais ágeis e preços mais competitivos em relação aos convencionais) vêm se consolidando no último ano. Tendo como principal atrativo as escovas express, os empreendimentos são uma espécie de “drive-thru” da beleza e dialogam diretamente com as rotinas atribuladas e a sensação de urgência que permeia a vida moderna.
“Seguimos uma tendência mundial de serviços expressos. Em um mesmo espaço, é possível realizar serviços de sobrancelhas, escovação, unhas e depilação. A rotina das nossas clientes é sempre atribulada e precisamos otimizar o tempo delas trazendo soluções de beleza com alto padrão de qualidade, de forma expressa e sem agendamento. Também contamos com menus segmentados e kits individuais que garantem o padrão dos serviços e preços acessíveis”, conta Natália de Fonte, diretora da rede de franquias Browbar, também reconhecida pelos serviços especialmente ágeis. Nas nove unidades do empreendimento distribuídas pelo Recife e nos salões Brow Bar ativos em outros estados (Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas), a escovaria - sem corte ou tintura - e a esmaltaria expressas são os grandes destaques.
Junto aos millennials, nascidos entre os últimos anos da década de 1980 e os anos 2000, a tendência deve ganhar força por contemplar rotinas multifuncionais e hábitos de consumo mais voláteis e dinâmicos que os de gerações anteriores. “A gente se vira em muitas para ganhar nosso dinheiro, dar conta de nossos compromissos. Não podemos perder tempo. E nos fortalecemos quando nos sentimos bonitas. Ficamos mais confiantes, mais poderosas. Até a postura muda. Além disso, beleza e cuidado estão ligados demais à sensação de felicidade. Quando estamos chateadas, quando tivemos um dia ruim, pensamos em fazer as unhas, arrumar o cabelo para relaxar”, avalia Thaís Barreto, cujo currículo inclui cursos da Kryolan e Makeup Forever Academy (NYC).
A experiência com o Beauty Bar, que impõe tolerância máxima para atraso das clientes e entrega penteado e maquiagem em cerca de uma hora de produção, foi decisiva para abraçar o segmento da beleza express. “Ninguém precisa ficar lendo revista, esperando sua vez. Para otimizar e tornar mais efetiva a produção, fazemos uma breve consultoria de imagem, uma espécie de triagem, usando técnicas de visagismo para indicar quais seriam as melhores opções para cada uma”, explica.