Moda

Hora de brilhar: aprenda maquiagem rápida para a folia e entenda 'febre' do glitter

Glitter e iluminador devem dominar o carnaval, das ladeiras de Olinda às ruas do Centro do Recife, se estendendo às próximas temporadas, como prevê Lavoisier Souza, o 'maquiador das famosas'

Glitter voltou a ganhar força em 2015, nos cabelos em passarelas internacionais. Depois, ganhou a pele e se popularizou. Foto: Pixabay/Reprodução da internet

Há dois anos, quem procurasse por um tubinho de glitter nos centros de compras e no comércio informal do Centro da capital pernambucana era surpreendido pela escassez do produto às vésperas do carnaval. Em 2017, antes que a história se repetisse, a cidade ganhava a primeira marca de glitter genuinamente recifense, cujas principais inovações se deram na importação de variedades do pigmento e na popularização de formatos pouco usuais até o momento – do “open bar” de glitter em festas do circuito alternativo local às garrafinhas penduradas no pescoço dos foliões. O glitter renascia, embora não se pudesse dizer que estivesse morto. 

“A brasileira adora brilho. E redescobriu que o glitter é um item muito versátil na maquiagem. Pode ser usado nas pálpebras, como sombra, nas têmporas, para deixar o rosto iluminado, e nos lábios, por cima do batom, para obter uma nova cor”, explica o maquiador Lavoisier Souza. Reconhecido por maquiar celebridades da música e da televisão brasileiras, como Cleo Pires, Giovanna Ewbank, Claudia Leitte, Sabrina Sato, Juliana Paes e Giovanna Antonelli, o chamado “maquiador das famosas” aposta na permanência do glitter como preferência nacional, mesmo após o carnaval.

Brilho servirá para reforçar com leveza os contornos do rosto, segundo prevê o maquiador. Foto: Eudora/Divulgação

A tendência, mais uma prova dos movimentos cíclicos da moda, começou a ganhar corpo longe da folia de Momo: em 2015, modelos cruzaram as passarelas internacionais com o cabelo coberto de glitter e trouxeram à tona os fios reluzentes dos anos 1990. Depois, nos desfiles da temporada de outono-inverno 2016/2017, grifes como Marc Jacobs e Burberry fizeram a pele brilhar, da luminosidade suave às notórias lágrimas de glitter - que nada mais eram do que a purpurina derramada sobre as bochechas, abaixo dos olhos. E refez-se a luz.

Convidado pelo Diario para um tutorial luminoso e prático para a folia de Momo, Lavoisier, maquiador oficial da marca brasileira Eudora, selo do Grupo Boticário, prevê que a tendência não deve esmaecer tão cedo, já que o brilho pode ser incorporado à produção em diferentes ocasiões, mesmo as mais triviais. Para subir as ladeiras de Olinda ao som do frevo, a combinação de protetor solar, primer e spray fixador pode ser a ideal para proteger a pele e fixar os produtos. As dicas ecoam propostas já apresentadas nas passarelas, que servirão como ferramentas de manutenção do brilho após a Quarta de Cinzas, por meio de técnicas como o chamado strobing – tendência que substituiu os contornos pesados, deixando para trás a pele marcada por jogos de luz e sombra, dando vez ao iluminador para realçar os traços. Semblante leve, em vez do carregado, dominará os próximos dias. E também as próximas temporadas. Luz, brilho e vivacidade são palavras-chave: tudo a ver com o espírito do carnaval. 

Das pálpebras aos lábios, glitter "acende" o olhar e até transforma a cor do batom. Foto: Eudora/Divulgação

>> PASSO A PASSO: produção rápida, por Lavoisier Souza

1. Comece preparando a pele com base líquida resistente a água e suor, perfeita para os dias de folia.

2. Para corrigir imperfeições e esconder olheiras, use o corretivo.

3. Finalize a preparação da pele com o pó matificante.

4. Nos olhos, escolha uma cor de sombra da sua preferência e, para dar mais destaque ao olhar, aplique a máscara para dar volume aos cílios.

5. Nas maças do rosto, aplique o blush.

6. Ilumine o rosto aplicando pigmento nas têmporas e ao redor das sobrancelhas.

7. Nos lábios, abuse das cores! Que tal o batom Cereja Top?

Produtos indicados: Base Líquida Skin Perfection de Eudora; Corretivo Líquido Skin Perfection de Eudora; Pó Matificante Skin Perfection; Diva Máscara para Cílios Volume Máximo; Paleta de Blush Skin Perfection; Pigmento Multiuso; Batom Lápis #ColorMatte na cor Cereja Top.

Maquiagem prática para os dias de folia tem boca vermelha com batom Cereja Top. Nas fotos, os produtos sugeridos por Lavoisier. Fotos: Eudora/Divulgação

Lavoisier é conhecido por assinar beleza de nomes como Juliana Paes e Claudia Leitte. Foto: Eudora/Divulgação

Quais as maiores tendências em maquiagem para o carnaval 2018?
Glitter é o item queridinho dos foliões, né?! Uma tendência é aplicar o produto nos lábios, combinando com um batom colorido e criando novas cores.

E os penteados, quais os preferidos?
Para curtir a folia sem preocupação, a opção são penteados mais confortáveis, como tranças ou cabelo solto com cachos.

E qual penteado você recomenda para quem vai curtir o carnaval pernambucano ao máximo, começando logo cedo a subir as ladeiras de Olinda e parando somente à noite, nos shows do Bairro do Recife?
Para curtir o carnaval maravilhoso de Pernambuco precisamos de um penteado confortável. Eu indico uma trança ou rabo de cavalo bem alto com um acessório de cabeça para deixar o look mais colorido e divertido.

Poderia indicar os produtos de maquiagem que não podem faltar na pochete/bolsa do carnaval, para retocar o visual durante a festa?
Batom e glitter! O Batom Lápis Color Matte e o Pigmento Multiuso, ambos de Eudora, são práticos, perfeitos para carregar na bolsa.

E para fixar a maquiagem, quais os conselhos?
É importante sempre usar um Primer antes de aplicar a maquiagem e um spray de fixação no final. 

E quando passar o carnaval, para quem sentir saudade, como incorporar o glitter às produções do dia a dia? É possível? 
Claro! Você pode usar o glitter nas pálpebras, como sombra ou nos lábios, por cima do batom, criando uma cor mais ousada. 

Ainda sobre o pós-carnaval, alguma tendência da temporada de folia vai se manter depois da Quarta de Cinzas e continuar em alta? 
A pele iluminada é uma tendência para todas as estações. Ao invés do glitter, você pode usar um iluminador em pó para conquistar um efeito mais natural.

Quais as cores de batom para os próximos meses? E para textura, qual a tendência da vez?
O mate continua sendo a textura preferida das brasileiras. Uma cor que vem com tudo nos próximos meses é o caramelo. Fiquem de olho neste tom, que vai bombar!

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...