A moda como a conhecemos está morta. É nisto que acredita grande parte dos especialistas, consultores e designers reunidos a partir desta quinta-feira (17) no Recife, durante o seminário Trama, dedicado a discutir novos processos de criação e produção de roupas e produtos e fortalecer o mercado de moda local. Fruto de parceria entre o coletivo pernambucano Espaço Garimpo e a plataforma carioca O Cluster, com incentivo do Funcultura, o evento promoverá três workshops pagos e seis mesas de debate gratuitas em pontos simbólicos para a moda e a cultura popular pernambucanas, como o Cais do Sertão e o Marco Pernambucano de Moda, ambos no Centro da cidade. O intuito, em vez de destrinchar fracassos do setor, é lançar luz sobre a moda do futuro – uma versão mais criativa, tecnológica e, sobretudo, mais sustentável da que vem sendo feita até então.
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Criativa e sustentável: especialistas e criadores traçam futuro da moda no Recife
Desta quinta-feira (17) ao domingo (20), DNA da moda pernambucana e recursos para o segmento são discutidos em pontos simbólicos da cidade
“Uma legião de marcas jovens, novas no mercado, conduzidas por empreendedores também jovens, está refrescando o mundo da moda. É uma geração cansada dos antigos modelos, que não está disposta a se enquadrar neles e que foi alfabetizada entendendo a sustentabilidade, a escassez de recursos naturais, a necessidade de criar uma relação leve com o trabalho, um ambiente feliz para criar coisas novas”, explica a consultora e pesquisadora carioca Renata Abranchs, gestora do Bureau de Estilo e criadora dos movimentos Encontros de Moda e #feitonoBrasil.
Para ajudar a desenhar esse novo cenário, empreendedorismo, criatividade, novos mercados, novas plataformas de moda e consumo ético e sustentável serão algumas das temáticas abordadas no Trama, que segue até o dia 20 deste mês. O Cluster – evento itinerante nascido no Rio de Janeiro e dedicado a estimular a economia criativa na moda, música e gastronomia, reunindo marcas autorais nas capitais por onde passa – encerra a programação no próximo domingo, no Espinheiro.
“Vivemos um momento de retração de consumo no país e, também, um momento em que todos questionam o consumo desenfreado. É nessas horas que precisamos repensar os produtos, os processos de produção, para que as marcas encontrem seus propósitos e possam entregar algo de verdadeiro valor para o consumidor. As marcas pernambucanas precisam trabalhar a consolidação de mercado criativo através da valorização da produção local”, explica Carolina Herszenhut, fundadora d'O Cluster e co-idealizadora do Trama.
Para a produtora cultural, a moda pernambucana - reconhecida nacionalmente pelas estampas floridas, coloridas e alegres, e por criar um ambiente mais “livre”, no qual mulheres e homens têm grande autonomia para ousar na escolha de peças – ainda precisa consolidar seus “genes”, que serão estimulados durante o Trama. Para reforçar a identidade cultural local, o Espaço Garimpo promoverá, além dos workshops e seminários da grade principal do evento, uma viagem ao Armazém da Criatividade, em Caruaru, no Agreste do estado, e um “safari criativo” pelo Recife, apresentando espaços e marcas locais que sejam referências para a moda da região. “Pernambuco ainda precisar encontrar seu DNA na moda, assim como já encontrou na música, e ir de cabeça nas suas referências. Usar o orgulho pernambucano para levar sua moda para todo o país”, avalia Carolina.
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