Moda

Quanto mais natural, melhor: salão paulistano traz técnicas artesanais ao Recife

SpaDios, conhecido por tratamentos como velaterapia e infusões, se instala no Espaço Creso Rufino, na Zona Sul da capital pernambucana, durante dois dias

A velaterapia, um dos carros-chefe do SpaDios, "queima" as pontas duplas e prepara os fios para receber nutrientes. Foto: SpaDios/Divulgação

Popular nos anos 1980, o “banho de vela” recuperou sua fama nos últimos anos, dessa vez revisitado com a velaterapia. A técnica artesanal, que mais faz lembrar simpatias ou travessuras caseiras (mas não deve ser reproduzida em casa), consiste no uso da chama de uma vela para cauterizar os cabelos, “queimando” pontas duplas e abrindo as escamas do fio para receber nutrientes, vitaminas, hidratação. Sustentabilidade, economia, prevenção de reações alérgicas e maior durabilidade dos efeitos são listadas entre as principais vantagens de tratamentos naturais - entre infusões, cortes bordados manuais, aplicação de aminoácidos, limpezas profundas, velaterapia.

A substituição de cauterizações artificiais, procedimentos químicos e hidratações industrializadas por recursos naturais é, além de alternativa cosmética, um posicionamento político, uma filosofia de consumo. Em sintonia com a slow beauty (beleza consciente, sustentável), reduz a eliminação de dejetos industriais e as agressões químicas ao organismo. Em vez de mascarar os danos, a ideia é tratá-los a curto, médio e longo prazo. “Métodos artificiais deixam muito resíduo nos fios, o que pode entupir poros e formar uma espécie de 'maquiagem' que dificulta a entrada de novos tratamentos. Já os recursos naturais diminuem a possibilidade de reações negativas a substâncias e apresentam resultado progressivo, mantendo o brilho e a saúde dos fios”, explica Renata Souza, especialista em tratamentos naturais para os cabelos e sócia-fundadora do paulistano SpaDios, referência nacional no assunto.

Marina Rui Barbosa, Isabella Fiorentino e Isabeli Fontana estão entre os nomes famosos da clientela do SpaDios. Fotos: SpaDios/Divulgação

Neste domingo e na segunda-feira, Renata se instala com equipe itinerante no Espaço Creso Rufino, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, onde será oferecido, entre outros artifícios, o da velaterapia, ainda pouco comum na capital pernambucana. “Utilizamos uma vela terapêutica que remove pontas duplas sem interferir no comprimento do cabelo. O calor é importantíssimo, já que enquanto cauteriza as pontas duplas, a vela também desobstrui as escamas dos fios, geralmente impermeabilizados por procedimentos químicos, deixando-os ainda mais receptivos a nutrientes”, explica Renata. Entre os rostos mais conhecidos de sua clientela, estão a top model Isabeli Fontana, a modelo e apresentadora Isabella Fiorentino e as atrizes Carolina Dieckmann, Cleo Pires e Mariana Ximenes, todas entusiastas dos tratamentos naturais.

Os protocolos, que incluem infusões, aplicação de aminoácidos, limpezas profundas, terapias com ervas, não têm contra-indicações. Demandam, contudo, uma minuciosa avaliação prévia, a fim de identificar os problemas específicos de cada cabelo e qual a melhor conduta - e receita - para combatê-los. Enquanto a velaterapia promete eliminar pontas duplas, reduzir a porosidade e encorpar os fios, a infusão capilar é recomendada para controlar o frizz e reequilibrar o pH do couro cabeludo. A aplicação de composto multivitaminas (extratos naturais de ervas com complexo vitamínico) diminui a oleosidade e previne a queda. E assim por diante.

Propriedades hidratantes, emolientes e adstringentes de frutas, raízes, folhas, sementes e grãos vão sendo redescobertas, da indústria aos salões. Do ressecamento à calvície, os danos são tratados por combinações de medicina alternativa, conhecimento popular, ciência e tradições familiares. Em alguns casos, lasers e ferramentas - sobretudo de sucção do couro cabeludo - adicionam tecnologia às técnicas artesanais: feito receita de avó, a combinação tem fundamento e não vai sair de moda na próxima estação.

As infusões são estão entre as principais apostas do salão paulistano para a temporada e têm benefícios diversos, dependendo da combinação de ingredientes. Foto: Nina Bedacchi/Divulgação

>> SERVIÇO

SpaDios no Espaço Creso Rufino, na Dona Santa

Quando: 7 e 8 de maio, das 9h às 19h

Onde: Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 - Boa Viagem

Informações: 3071-7857

>> O SALÃO

O salão paulistano SpaDios, referência no país em tratamentos naturais para os cabelos, é comandado pela especialista Renata Souza e por sua mãe, Déia Dios. Ao fundar o espaço, elas planejavam por em prática receitas caseiras ensinadas pela avó Mercedes, mãe de Déia. São conhecidas pela clientela famosa - Fernanda Souza, Bruna Marquezine, Isabeli Fontana e Marina Ruy Barbosa já passaram por lá. Hoje, elas mantêm duas unidades em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e outra em Goiânia, além da ação SpaDios Viaja, que se instala no Recife neste início de semana (7 e 8 de maio) e segue para Fortaleza (28 e 29 de maio).

ENTREVISTA: Renata Souza, sócia-fundadora do SpaDios e especialista em tratamentos naturais para os cabelos

Renata e a mãe, Déia Dios, se inspiram na avó de Renata, Mercedes, adepta dos tratamentos capilares naturais. Foto: SpaDios/Divulgação

Um dos tratamentos naturais mais procurados é a Infusão Capilar. É totalmente baseado num mix de extratos naturais e técnicas artesanais de aplicação. Tudo começa com o ritual de boas-vindas: a cliente é recebida com um chá quente e surpreendida com um colar de ervas aquecido com os principais ativos do tratamento. Primeiro, aplicamos um blend de ervas, como camomila, Aloe vera e capim-santo. Depois, utilizamos um creme exclusivo do SPA Dios, rico em colágeno, proteína e silício orgânico, ativo que aumenta hidratação interna e protege a queratina natural dos fios. Envolvemos os cabelos com uma toalha quente, embebida no blend de ervas, e enxaguamos com o mesmo concentrado. O tratamento elimina o frizz, previne o envelhecimento do fio e auxilia no equilíbrio do pH, deixando o cabelo mais nutrido, macio e brilhante.

O futuro é mais natural? Podemos dizer que a reapropriação de técnicas e materiais naturais é uma tendência em crescimento?

Estamos em uma fase de desaceleração da vida. Na moda temos a alta do slow fashion e na beleza o slow beauty, que propõe uma reflexão sobre tudo que colocamos em contato com o nosso organismo, sejam alimentos, maquiagens, rituais de massagem ou capilares. Acho que as pessoas estão percebendo que aceitar e adquirir todas as tecnologias disponíveis nem sempre é o mais indicado. Em uma época de correria e caos urbano, a tendência é parar para pensar o que realmente traz benefícios em longo prazo para nós mesmos e também para as próximas gerações. O futuro é, com certeza, mais natural.

Qual a importância da avaliação prévia dos fios, antes da aplicação de qualquer tratamento?

A avaliação é uma etapa fundamental. Ela é importante para entendermos o que realmente incomoda e, assim, podermos indicar os tratamentos mais adequados para essas questões. Tudo começa com uma anamnese, um formulário que sinaliza os principais aspectos do cabelo, tratamentos já realizados e queixas. Assim, trabalhamos diretamente na causa dos problemas.

Você e sua mãe recebem muitas famosas entre as clientes, mulheres cujos cabelos são parte do cartão de visitas, ferramenta de trabalho. A que características do salão creditam essa procura?

Acreditamos que a nossa expertise na criação de protocolos capilares naturais seja o fator que mais influencia essa escolha, uma vez que esses componentes tratam, nutrem e restauram a beleza dos fios com ingredientes naturais. Além disso, planejamos um ambiente tranquilo, para que a cliente tenha uma experiência de slow beauty completa, com áreas reservadas para quem busca privacidade enquanto vai ao salão.

As receitas caseiras, além de sustentáveis e mais econômicas, não agridem o cabelo, nem colocam "maquiagem" sobre a causa dos problemas. Foto: Nina Bedacchi/Divulgação

Renata aprendeu essa receita, cujo ingrediente principal é o vinagre, com a mãe, Déia. Serve para controlar a oleosidade dos cabelos, higienizar o couro cabeludo e promover ação adstringente sobre os fios.

Ingredientes

½ xícara de vinagre branco de maçã

½ xícara de água

1 ramo de alecrim ou sálvia

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes preparando uma infusão. Com o cabelo seco, dividir os fios em mechas finas. Com algodão embebido na mistura ou com pincel,  aplicar a solução apenas no couro cabeludo. Repetir o processo em toda a cabeça e deixar agir por dez minutos. Massagear para intensificar a ação dos ingredientes. É possível, ainda, utilizar uma escova para pentear os fios após a aplicação e enquanto os produtos agem, reforçando a higienização local. Enxaguar em seguida utilizando seus produtos de costume.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...