Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia

Agenda

Oficina de harmonização de café com chocolate acontece no dia 26

O evento tem como objetivo permitir uma experiência sensorial entre os apreciadores das iguarias

Publicado em: 17/01/2019 14:53 | Atualizado em: 21/01/2019 10:17

As trajetórias do café e do chocolate são exploradas na oficina. Foto: Filipe Ramos/Divulgação.
Da semente à barra e da semente à xícara, o chocolate e o café passam por processos muito semelhantes. Os frutos são colhidos, selecionados e submetidos a técnicas de secagem e torra. Juntas, as iguarias são capazes de proporcionar aos apreciadores uma experiência sensorial única. Pensando nisso, o chocolatier Mário Wanderley e o torrador de café e barista Ramon Gondim montaram uma oficina de harmonização de chocolate e café. Duas turmas já foram formadas, e uma nova edição acontece no próximo dia 26. O evento, que tem como objetivo ensinar técnicas para apreciar a bebida e o doce, vai acontecer pela manhã (vagas esgotadas) e à tarde. 

Os participantes aprendem ainda a identificar notas, características e aromas dos ingredientes da hamonização. "Depois de várias experimentações, fizemos nossa primeira oficina em novembro do ano passado. Após o evento, consolidamos a ideia de que poderíamos e deveríamos agregar ao projeto outros parceiros e ideias", afirma o chef Mário Wanderley. Segundo ele, outras oficinas - como harmonização de doces com cerveja e de chocolate com vinho - vão acontecer ainda este ano.

Para degustar, os instrutores recomendam beber muita água. Além de hidratar, permite que o participante sinta melhor o sabor dos produtos. "A harmonização tem ainda como proposta mostrar a importância da qualidade do que comemos Temos também um sonho de criar algo maior, como levar a oficina a escolas para crianças de 8 a 10 anos. Na França, os chefes vão às escolas ensinar aos alunos a consciência dos sabores. Isso é a base para a consciência alimentar adequada na fase adulta", pontua Wanderley.
Harmonização é conduzida pelo chocolatier Mário Wanderley e pelo barista Ramon Gondim. Foto: Filipe Ramos/Divulgação.
Mário Wanderley é chocolatier, patissier e empreendedor. Participou da quarta temporada do reality gastronômico Que seja doce, do GNT. Ramon Gondim é torrador de café pela Speciality Coffee Association (SCA), barista profissional e torrador de café no Café do Brejo.

Serviço:
Oficina de hamonização de cafés especiais e chocolares belgas de origem
Onde: Mon Cher Café & Pâtisserie (Rua Afonso Pena, 96, Santo Amaro, Recife)
Quando: 26 de janeiro
Informações: (81) 3038-7755

 


          

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco