Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

MOSCOU 1980

Criador de urso Misha morre aos 84 anos

Publicado em: 20/07/2020 20:33 | Atualizado em: 20/07/2020 21:05

 (Foto: EPU/IOPP / AFP)
Foto: EPU/IOPP / AFP

O ilustrador russo que desenhou Misha, o mascote dos Jogos Olímpicos de 1980 (Moscou), que foi boicotado por vários países, morreu nesta segunda-feira (20) aos 84 anos, informou uma editora de livros infantis.

Viktor Chizhikov, ilustrador de livros infantis, é mais conhecido por ter criado Misha, um urso marrom com um cinto nas cores dos cinco anéis olímpicos, para os Jogos de Moscou.

A Guerra Fria deixou sua marca nos Jogos Olímpicos de 1980. Os Estados Unidos lideraram um boicote para protestar contra a invasão soviética do Afeganistão, movimento ao qual se juntaram outros 60 países.

Em retaliação, a União Soviética e a maioria de seus aliados do bloco oriental boicotaram os Jogos Olímpicos de Los Angeles, quatro anos depois.

 (Ilustração: Viktor Chizhikov)
Ilustração: Viktor Chizhikov
 

Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), um grupo de artistas produziu 60 versões do mascote dos Jogos de Moscou, mas o urso de Chizhikov foi escolhido para o evento.

“É simbólico que o artista tenha nos deixado com muitas das lembranças das Olimpíadas de 1980”, afirmou a editora AST Deti em seu perfil no Facebook.

“A imagem do urso olímpico criado por Viktor Alexandrovich (Chizhikov) tocou o coração de milhões”, diz.

Na cerimônia de encerramento dos Jogos de Moscou, um grande mosaico de Misha nas arquibancadas mostrou uma lágrima escorrendo pelo rosto do urso.

Uma reprodução gigantesca do mascote também foi levantada por balões coloridos no estádio.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rede de voluntários faz diferença em Manaus
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão - Algas e fungos
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 22/01
Incêndio em fábrica de vacinas deixa cinco mortos na Índia
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco