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TECNOLOGIA

Luva inteligente, filtro ecológico e monitoramento pós-operatório: Estudantes apresentam inovações no REC'n'Play 2024

Alunos de escolas técnicas de Pernambuco apresentam inovações durante uma roda de conversa com a governadora Raquel Lyra

Publicado em: 08/11/2024 13:42 | Atualizado em: 08/11/2024 14:00

 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP
Nesta sexta-feira (8), estudantes de escolas técnicas de Pernambuco participaram de uma roda de conversa com a governadora Raquel Lyra, no festival REC’n’Play, e apresentaram projetos inovadores que buscam resolver problemas reais e melhorar a vida das pessoas.  

Entre as ideias apresentadas, um dos destaques foi a luva inteligente desenvolvida por alunos do ETE Professor Paulo Freire, em Carnaíba. Ângela Santos, estudante do segundo ano, explicou que a luva, equipada com giroscópio e vibradores, foi projetada para estabilizar os movimentos das mãos de pessoas que sofrem com a doença de Parkinson, facilitando a realização de tarefas diárias.  

“A luva ajuda no dia a dia de quem tem Parkinson, permitindo que possam fazer coisas básicas, como tomar água ou cozinhar, sem o risco de se machucarem. Estamos trabalhando em uma nova versão com apoio da UPE, onde uma especialista em Parkinson irá testar a luva com pacientes no Hospital Oswaldo Cruz”, detalhou Ângela. 

A aluna também falou sobre a criação do filtro para manipueira, que tem como objetivo reduzir a poluição gerada pelo resíduo tóxico resultante da produção de farinha nas comunidades Quilombolas. “A manipueira é altamente poluente, e nosso filtro utiliza cascas de pinha e carvão ativado para reduzir a toxicidade desse resíduo, trazendo uma melhoria para a produção e preservando o meio ambiente nas comunidades quilombolas que dependem das casas de farinha”, detalhou. 

Outro projeto de grande impacto foi da startup Aicure, representada por Will, enfermeiro e ex-estudante de escola pública. A Aicure desenvolveu uma solução de monitoramento pós-operatório que utiliza inteligência artificial para acompanhar pacientes remotamente.  

Will explicou que a ferramenta, que funciona via WhatsApp, realiza check-ins diários com pacientes após a cirurgia, fazendo perguntas sobre sintomas como febre ou secreção no local da incisão. Esse acompanhamento permite que a inteligência artificial identifique rapidamente qualquer sinal de infecção e envie alertas ao hospital ou à rede de saúde. 

“O projeto surgiu ao percebermos que entre 9% e 15% dos pacientes em Pernambuco desenvolvem infecções pós-operatórias, um problema que pode ser fatal”, explicou ele. "Com essa tecnologia, podemos monitorar os pacientes de forma contínua por 30 a 90 dias, permitindo que intervenções sejam feitas antes que a infecção avance. Recentemente, conseguimos identificar uma infecção grave em uma paciente apenas três dias após sua alta, graças ao sistema de alertas que criamos.", disse Will.

O projeto está em fase de validação no Hospital das Clínicas e recebeu apoio da FACEPE para seu desenvolvimento. Will destacou que o sistema tem grande potencial para apoiar pacientes de áreas rurais, onde o acesso a cuidados médicos é limitado. “Com essa invenção, mesmo pacientes do interior têm acesso a um acompanhamento de qualidade, que pode direcioná-los para o hospital ou a uma unidade de saúde mais próxima em caso de necessidade”, concluiu. 
 
 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP

Papel do Governo 

A governadora Raquel Lyra se mostrou entusiasmada com a criatividade e o comprometimento dos jovens presentes no evento. Ela destacou que iniciativas como o REC’n’Play são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco, colocando o Estado como referência em inovação e tecnologia no Brasil.  

"É inspirador ver o que esses jovens estão fazendo. Eles estão criando soluções reais para problemas que afetam as nossas comunidades, e isso é algo que todos nós devemos valorizar. Nosso papel, como Governo, é continuar investindo para que mais iniciativas como essas surjam", afirmou. 

Raquel reforçou ainda a importância da tecnologia para transformar a realidade social e econômica de Pernambuco. "A economia criativa e a tecnologia não são apenas palavras da moda. São setores que têm o poder de mudar vidas, de gerar emprego e de atrair investimentos. Pernambuco hoje é reconhecido nacional e internacionalmente por ser um polo de inovação, e queremos expandir isso ainda mais", declarou. 

Ela também destacou o papel do estado no apoio a essas iniciativas, mencionando os recursos destinados à ciência e tecnologia. "Este ano, investimos mais de 120 milhões de reais somente em ciência e tecnologia. Queremos que Pernambuco seja um dos principais estados do Brasil nesse setor, e estamos fazendo isso com um trabalho sério e dedicado. O talento está aqui, a inovação está aqui, e queremos que os jovens vejam que eles têm um futuro promissor em nosso estado." 
 
 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP

REC’n’Play 

O REC’n’Play conta com mais de 600 atividades gratuitas voltadas para a tecnologia, inovação, e economia criativa, totalizando 1.500 horas de programação. A edição de 2024 está dividida em eixos temáticos como cidades e sociedade, economia criativa, negócios e tecnologia. Além disso, o evento traz um espaço dedicado à Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de desmistificar o tema para o público. 

“Aqui no Recife, estamos vendo o nosso estado fervilhar de ideias e talentos. A combinação de cultura e tecnologia tem tudo a ver com Pernambuco, e é isso que queremos continuar incentivando. Precisamos garantir que nossos jovens vejam um sentido em permanecer aqui, em trabalhar e empreender aqui, porque o futuro de Pernambuco é promissor”, disse Raquel Lyra, ao comentar a importância do evento para o fortalecimento do ecossistema de inovação. 

A programação cultural do evento inclui shows, oficinas e palestras, com apresentações no Palco Pernambuco Meu País e no Palco Recife Cidade da Música, trazendo artistas como Frejat e Almério.

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