Eleições 2024
Veja as propostas dos candidatos a prefeito do Recife para a Educação
Educação Infantil é dos desafios a serem enfrentados pelo próximo prefeito do Recife. No município, apenas 40% das crianças de 0 a 3 anos estão na creche
Por: Pedro Ivo Bernardes
Publicado em: 03/09/2024 05:30 | Atualizado em: 03/09/2024 05:09
Creche Escola no Bongi (Divulgação/Rodolfo Loepert/PCR) |
Diario de Pernambuco segue com a série de reportagens sobre as principais propostas dos candidatos à Prefeitura do Recife, abordando hoje o primeiro tema: Educação. A capital pernambucana enfrenta desafios significativos na área da educação infantil, com uma defasagem expressiva na oferta de vagas em creches.
Segundo dados da organização Todos pela Educação, atualmente apenas 40% das crianças de zero a três anos estão matriculadas em creches municipais no Recife, um percentual igual à média nacional e superior à média das capitais, que é de 38%. Isso reflete a realidade de milhares de famílias, onde a falta de vagas força muitas mães a abandonarem o mercado de trabalho para cuidar dos filhos em casa.
Com mais de 117 mil crianças de zero a seis anos na cidade (7,87% do total da população) a necessidade de políticas públicas eficazes para ampliar o acesso à educação infantil é uma urgência e será um tema central nas eleições. Para além da universalização, há ainda demandas ligadas à valorização dos profissionais da educação, a ampliação das políticas de inclusão, a implantação de novas tecnologias e a melhoria da infraestrutura das unidades. Conheça a seguir algumas propostas dos cinco candidatos para a Educação extraídas dos seus programas de governo. O critério para a escolha dos participantes foi a representação de seus partidos no Congresso Nacional, respeitando a Lei 9.504/1997, conhecida como a Lei das Eleições.
Daniel Coelho, candidato do PSD à Prefeitura do Recife (Divulgação) |
Daniel Coelho (PSD)
Expansão das Creches e Pré-Escolas: Ampliar a oferta de vagas em creches e pré-escolas, especialmente nas áreas periféricas e comunidades vulneráveis.
Desenvolver e implementar um currículo inovador para o ensino fundamental, com foco em competências socioemocionais, pensamento crítico, criatividade e novas habilidades. aprendizagem.
Ampliar a oferta de vagas no EJA, especialmente nas áreas periféricas e comunidades vulneráveis, garantindo o acesso à educação para todos.
Estabelecer parcerias com instituições de ensino técnico, como SENAI, SEBRAE, SESC e universidades locais, para oferecer cursos profissionalizantes e técnicos para jovens e adultos
.
Implementar programas de estágio e aprendizagem para alunos da educação profissionalizante, em parceria com empresas locais, e programas de mentoria e orientação profissional para apoiar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
Dani portela, candidata da Federação Psol/Rede à Prefeitura do Recife (Divulgação/Tom Cabral) |
Dani Portela (Psol/Rede)
Ampliar o número de vagas em creches e na pré-escola até a universalização da oferta de vagas em toda a educação infantil e promover a substituição das vagas em creches conveniadas por creches próprias.
Ampliar o número de AADEEa e ADIs, por concurso, até atender toda a demanda da rede municipal, promover a nomeação dos profissionais no cadastro de reserva do último concurso e realizar novo concurso.
Realizar adequação da estrutura física das creches municipais e das escolas, considerando as necessidades físicas e pedagógicas dos equipamentos, em diálogo com profissionais e pais de alunos.
Estabelecer um trabalho coordenado entre as Secretarias de Educação e de Saúde para o atendimento dos alunos, especialmente com relação à saúde bucal e atendimento de crianças neuroatípicas,
Corrigir a defasagem salarial dos profissionais de ensino e promover a reestruturação da carreira, com estímulo à formação continuada.
Gilson Machado, candidato do PL à Prefeitura do Recife (Divulgação/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) |
Gilson Machado (PL)
Implantar escolas cívico-militares na cidade, proporcionando educação reconhecidamente de excelência para as nossas crianças e jovens, priorizando as áreas de maior déficit escolar.
Ampliar o atendimento das crianças em idade de creche visando garantir que as mães
possam ter um local seguro e de qualidade para deixar seus filhos enquanto trabalham,
Levar para dentro das escolas profissionais de segurança, saúde, meio ambiente, esporte e cultura, visando desenvolver ações que atraiam as famílias e os alunos,fortalecendo o papel das escolas.
Profissionais da educação receberão capacitação continuada de qualidade, promoção de encontros de intercâmbios entre os profissionais da rede, como também incentivar a auto qualificação e reforçar o quadro para garantir as aulas todos os dias letivos.
Criar o programa Escola Acolhedora, qualificando os profissionais de educação e adaptando as escolas para receber e acolher os alunos com Autismo e TDAH, garantindo seus direitos e um ambiente saudável para o aprendizado.
João Campos, ccandidato do PSB à Prefeitura do Recife (Rafael Vieira/DP Foto) |
João Campos (PSB)
Priorizar a primeira infância como período primordial no desenvolvimento das crianças, dando sequência ao compromisso assumido em 2020, que resultou na duplicação do número de vagas em creches
Manter o foco na rede de educação infantil e também na alfabetização como diretriz para os anos iniciais do ensino fundamental, dando continuidade ao Programa Primeiras Letras.
Dar continuidade ao programa Recife no Mundo, um dos pilares decisivos para o eixo de Educação, que promove aulas de línguas estrangeiras e o intercâmbio internacional desse alunos
No Programa Embarque Digital, em parceria com o Porto Digital, é ofertado, de forma gratuita, curso tecnólogo na área de Tecnologia da Informação. Agora, o objetivo é reforçar o programa com novas parcerias com o setor privado.
Expansão do ensino em tempo integral passando pela criação de novos espaços de aprendizagem.
Tecio Teles, candidato do Novo à Prefeitura do Recife (Divulgação) |
Tecio Teles (Novo)
Estabelecer parcerias com instituições privadas para atender à demanda em creches, implementando um sistema de vales (vouchers) para eliminar as filas de espera e garantir transparência nas filas de espera
Desenvolver uma política de escolas comunitárias, onde a prefeitura contratará serviços da rede privada para gerenciar e operar unidades escolares, além de reformar e modernizar as escolas existentes.
Implementar programas de formação contínua para professores, focados em novas metodologias de ensino e tecnologias educacionais, com incentivos como bolsas de estudo e parcerias com universidades
Estabelecer parcerias com universidades públicas e privadas para realizar diagnósticos em crianças da rede pública, visando aprimorar a educação inclusiva e permitir que pais e responsáveis contratem assistentes terapêuticos para apoiar a educação inclusiva.
Equipar as salas de aula com tecnologias modernas, como lousas digitais e computadores, para facilitar o aprendizado e a interação dos alunos. Também implementar plataforma online que complementem o ensino
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS