Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Olinda se torna o primeiro município da Região Metropolitana a adequar a Lei Lucas

Publicado em: 11/08/2022 09:09

Corpo de Bombeiros irão instruir os professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível.  (Foto: Sandro Barros/Prefeitura de Olinda
)
Corpo de Bombeiros irão instruir os professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível. (Foto: Sandro Barros/Prefeitura de Olinda )
A cidade de Olinda é a primeira cidade da Região Metropolitana a se adequar à Lei Lucas. Os professores da rede municipal terão a capacitação “Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes em Ambientes Escolares”. Durante a formação, irão aprender técnicas de primeiros socorros a fim de evitar acidentes com as crianças no ambiente escolar. A ação será no Shopping Patteo das 8h às 11h.

Sobre a Lei Lucas
A Lei Lucas surgiu em setembro de 2017, quando um aluno, de 10 anos, chamado Lucas Begalli, faleceu na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. Depois dessa fatalidade, surgiu um debate sobre a segurança e falta de capacitação em primeiros socorros dentro das escolas. No ano seguinte, em 2018, a Lei Lucas foi sancionada pelo então presidente Michel Temer.

A Lei prevê que as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. As instituições devem oferecer cursos que capacitem os professores e funcionários em noções básicas.

Durante a formação, os professores irão aprender técnicas de primeiros socorros a fim de evitar acidentes com as crianças no ambiente escolar. A Lei prevê que as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. As instituições devem oferecer cursos que capacitem os professores e funcionários em noções básicas.

Para a secretária de Programas e Políticas Educacionais de Olinda, Leydjane Batista, esse é o momento de dar o pontapé inicial nessa Lei que protege ainda mais as crianças. “Vai ser importante para todos que trabalham na educação infantil e básica, por isso vamos fazer valer a Lei Lucas que irá capacitar todos os profissionais em primeiros socorros junto aos bombeiros. Nós somos o primeiro município que está implementando essa Lei nas escolas da Região Metropolitana”, explica.

A Secretaria de Educação de Olinda, implementará a Lei no município, passando a adotar uma formação sistemática, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Os profissionais irão instruir os professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível. 

Contando com a presença do prefeito Professor Lupércio. A ação acontece na semana em que se comemora o Dia do Estudante, em parceria da Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL