Diario de Pernambuco
Busca

OLINDA

Meio Ambiente de Olinda realiza ação educativa nas praias da cidade

Publicado em: 12/08/2022 12:53 | Atualizado em: 13/08/2022 06:10

O objetivo é a preservação do meio ambiente, limpeza da faixa de areia e calçadão, além do descarte correto dos resíduos e a preocupação com o bem-estar de quem trabalha e frequenta a orla. (Fotos: Sandro Barros / PMO)
O objetivo é a preservação do meio ambiente, limpeza da faixa de areia e calçadão, além do descarte correto dos resíduos e a preocupação com o bem-estar de quem trabalha e frequenta a orla. (Fotos: Sandro Barros / PMO)
A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental retomou, nesta sexta-feira (12), o trabalho de orientação aos comerciantes das praias da cidade. O objetivo é a preservação do meio ambiente, limpeza da faixa de areia e calçadão, além do descarte correto dos resíduos e a preocupação com o bem-estar de quem trabalha e frequenta a orla. A ação educativa nas praias da cidade  Objetivo é orientar barraqueiros sobre a limpeza, conservação e reciclagem dos produtos descartados.

A ação educativa deve acontecer sempre às sextas-feiras nas praias de Rio Doce, Casa Caiada, Bairro Novo, Carmo, Milagres e Del Chipre. "Ainda não chegou o verão, mas precisamos estar acompanhando de perto esses comerciantes para orientar e preservar as nossas praias", diz Sergio Figueiredo, diretor de Planejamento Ambiental de Olinda.
 
A força-tarefa de forma contínua promove abordagens, tentando coibir a resistência de alguns barraqueiros. "Na praia do quartel, em Bairro Novo, e na área da Santa, em Rio Doce, sentimos mais resistência porque os barraqueiros utilizam muito o carvão e o acúmulo grande de plástico na areia. A sensibilização para o pessoal das barracas e banhistas ainda está deixando há desejar um pouco", explica Cleide Amorim, Especialista em Educação Ambiental de Olinda.

Já na praia de Casa Caiada, os técnicos não encontraram dificuldade em conversar com os trabalhadores. Com tranquilidade, eles ouviram as dicas e garantiram seguir as orientações. "Aqui a gente chega cedo, varre, recolhe o lixo e fica atento ao horário da coleta", afirma José Brito, barraqueiro há 35 anos.

O comerciante Douglas Nascimento atende banhistas de Casa Caiada há uma década e garante que o trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente tem que ser constante. "Com a praia limpa, o cliente sempre volta porque entende que somos diferenciados. Dessa forma a gente vai conquistando cada vez mais", garante Douglas.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL