Diario de Pernambuco
Busca

CULTURA

Grupo de Teatro Solar Móvel de São Paulo se apresenta gratuitamente no Jaboatão Centro, por meio de parceria da Prefeitura com o Sesc

Publicado em: 12/08/2022 17:54

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Sábado é dia de diversão, arte, cultura e aprendizagem em Jaboatão Centro. A Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Turismo e Cultura, firmou parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) de Piedade e traz para o município apresentações do grupo do Teatro Solar Móvel, vindo de São Paulo, com a peça Caixola de Histórias e outras estripulias. Filmes e dança integram a programação gratuita, que acontece neste sábado (13), das 16h às 19h30, no estacionamento da casa da cultura do Jaboatão.

O Teatro Móvel Solar é itinerante. O palco é um contêiner que utiliza energia solar para iluminar os espetáculos. O grupo realiza oficinas, apresentações teatrais, circenses e se junta a artistas locais, finalizando o espetáculo com cenas inéditas a cada apresentação, inserindo histórias locais de oficinas ministradas nas cidades visitadas.

A brincadeira já começou na divulgaão do evento, nesta sexta (12), quando o grupo visitou algumas escolas próximas ao local das apresentações, realizando um cortejo, com cenas curtas, personagens da trupe e música ao vivo, entregando panfletos aos alunos com a programação do evento.

O grupo também promove, à noite, Oficina de Contação de Histórias junto aos professores da rede pública de ensino, demonstrando as técnicas e práticas do trabalho do contador por meio de jogos teatrais e improviso. Como base, a memória histórica da cidade, o imaginário popular local e temas como ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e trabalho e consumo.

O resultado desta oficina será a produção de uma cena curta na parte final da peça Caixola de Histórias, neste sábado. Limite de 80 pessoas por oficina, que pode ser dividida em módulos independentes.


Serviço:

O que: Cortejo, oficinas e apresentações do Teatro Solar Móvel.


Programação:

12 de Agosto: 9h às 17h - cortejo nas escolas do bairro

19h - Oficina Contação de Histórias


13 de Agosto:

16h - Encenações teatrais e Sessão Solene A Princesa e o Gigante - filme

17h - Convidado local: Boi Sorrizo 9grupo cultural de jaboatão

18h30 - Sessão de vídeos curta-metragem

19h30 - Caixola de Histórias
Tags: educação | arte | teatro | cultura |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL