Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Ex-estudante da rede estadual é aprovada em três universidades internacionais

Publicado em: 11/08/2022 14:57 | Atualizado em: 11/08/2022 15:04

 (Foto: Aluísio Moreira/SEI.
)
Foto: Aluísio Moreira/SEI.
A ex-aluna da rede estadual Dandara Guilherme, de 18 anos, aprovada em três universidades internacionais, sendo duas dos Estados Unidos e outra da Austrália, foi recebida nesta quinta-feira (11) pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. Ela estudou na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Fernando Mota, situada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Agora, prepara-se para cursar ciência da computação na Universidade de Samford, no estado do Alabama, EUA. As passagens serão custeadas pelo Governo de Pernambuco.
 
“É muito bom saber que nossos estudantes estão podendo, cada vez mais, sonhar alto e realizar esses sonhos. O dela era ir para os Estados Unidos e estudar em uma universidade americana, e isso vai se concretizar em breve. Neste Dia do Estudante, desejo sucesso para Dandara e aproveito para parabenizar, em nome dela, os nossos alunos e a educação de Pernambuco. Que momentos de esperança como este possam se multiplicar”, afirmou Paulo Câmara. 
 
A jovem tem um histórico de luta e muita dedicação aos estudos. Concluiu o ensino fundamental com bolsa em uma instituição privada e estudou durante todo o ensino médio na rede estadual. Dandara aprendeu inglês no Núcleo de Estudos de Línguas (NEL) da Escola Estadual Eleanor Roosevelt, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, e no curso de idiomas do Programa Ganhe o Mundo, do Governo de Pernambuco. 
 
Um ano após a conclusão do ensino médio, em 2021, ela pediu cartas de recomendação à gestão e aos professores da escola, para encaminhar a universidades estrangeiras. Em fevereiro deste ano, as instituições Samford University, The University of Arizona e Monash University retornaram o contato para informar da aprovação.
 
“Minha experiência na EREM Fernando Mota foi determinante para o momento que estou passando. Todos os professores, colaboradores e gestores sempre estiveram à disposição, me incentivando e apoiando. Agradeço ao Governo de Pernambuco pela disponibilidade em me ajudar, e também a todos os pernambucanos que abraçaram a minha história”, comemorou Dandara.
 
“A nossa rede de ensino foca no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes. Com certeza, o ensino integral vem transformando a vida de muitos alunos, entre os quais a nossa querida Dandara. Inclusive, as passagens para a ida à universidade estão garantidas pelo Governo de Pernambuco e o sonho está ainda mais perto de acontecer”, frisou o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL