Diario de Pernambuco
Busca

DEBATE

Estudantes universitários do Recife participam de simulação do Conselho de Segurança da ONU

Publicado em: 18/05/2022 17:20

 (Foto: divulgação)
Foto: divulgação
Com o objetivo de instigar os alunos a debater e elaborar seus argumentos, o Laboratório de Estudos e Práticas em Relações Internacionais (LABEPRI) da Estácio Recife promoverá durante os dias 23 e 24 de maio, das 18h30 às 22h, uma simulação de reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que terá como tema “Negociações Para a Paz: Conflito Russo-Ucraniano”.

O debate, que é realizado por meio de um projeto de extensão e contará com a participação de 60 alunos do curso de Relações Internacionais da instituição, acontece anualmente com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de atuar como verdadeiros diplomatas, representando os Estados e desenvolvendo papéis importantes em discussões essenciais para o mundo atual.

Na simulação, os alunos representam os 15 países integrantes do Conselho de Segurança, que é composto por cinco membros permanentes e 10 rotativos que são distribuídos de acordo com as regiões geográficas do mundo. Nesta edição, a simulação também contará com o Comitê de Imprensa e o Comitê Logístico.

“O maior propósito das simulações é inserir alunos interessados em assuntos internacionais de cunho político e social no cenário real das negociações da ONU. Os alunos vão performar como se estivessem em uma reunião oficial da ONU em Nova Iorque. Eles usam vestimentas formais, elaboram argumentos e se posicionam de acordo com a política externa de cada país, dentro das salas de negociações”, afirmou a professora do curso de Relações Internacionais da Estácio e organizadora do evento, Nayanna Sabiá de Moura.

Para a docente, a simulação ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades como oratória, argumentação, organização de ideais específicos, entre outras. “O debate tem como objetivo a promoção e difusão da prática de negociações e desenvolvimento de competências profissionais na área de Relações Internacionais. A simulação de ambientes de fóruns internacionais auxilia os estudantes a ter um maior contato com a diplomacia com a aplicação de práticas e teorias, sendo importante para formação acadêmica e profissional dos alunos", destacou.

Programação:

23/05: Simulação do Conselho de Segurança da ONU (Dia 1) – Via Teams

24/05: Simulação do Conselho de Segurança da ONU (Dia 2) – Sessão Presencial na Estácio Recife, localizada na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, nº 1771. Aberta ao público externo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL