Economia

Pernambucanos podem concorrer a 60 mil bolsas para curso de tecnologia

Os 300 bolsistas com melhor desempenho no processo seletivo receberão uma bolsa completa em um dos cursos disponíveis

As inscrições vão até 19 de maio e podem ser feitas na plataforma Santander Open Academy

O Santander Universidades iniciou as inscrições para a 5ª edição do Santander Coders. Em parceria com a Ada Tech, plataforma de educação voltada para a área de por tecnologia, o Banco vai oferecer 60 mil bolsas para um curso digital introdutório para Front-end, Data Engineering, Data Science ou DevOps. As inscrições vão até 19 de maio e podem ser feitas na plataforma Santander Open Academy. Não é necessário ser cliente do Banco para participar.
 
Após o período de inscrição, os alunos passarão por um processo seletivo de quatro fases: Curso Online; Teste de Aptidão Tech para saber o nível de conhecimento de cada candidato; Resolução de Case; e Coding Tank, em uma semana imersiva de aulas de programação.
 
“Essa é uma oportunidade de aprender conteúdos essenciais sobre os principais recursos de programação do mundo. Durante os cinco anos de Santander Coders, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de reingressar no mercado graças aos conteúdos alinhados com as principais demandas para o setor de tecnologia”, afirma Marcio Giannico, head senior de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil.
 
Durante a formação, os estudantes também terão aulas obrigatórias de empregabilidade e orientação de carreira, com o objetivo de ajudá-los no acesso ao mercado de tecnologia. A divulgação da última lista com os aprovados ocorrerá a partir do dia 25 de julho. As aulas ocorrerão entre 29 de julho e 6 de dezembro.
 
"Estamos empolgados em participar de mais uma edição do Coders. Este é o programa de educação em tecnologia mais tradicional do mercado e neste ano nossa maior prioridade é a empregabilidade dos participantes. Nesta nova era de inteligência artificial, a modernização de currículo e melhoria de suas habilidades torna-se ainda mais importante", afirma Felipe Paiva, fundador e CEO da Ada.
 
Desde o início, o programa Santander Coders contou com mais de 300 mil inscritos para mais de 1,8 mil bolsas de formação síncrona, com aulas transmitidas ao vivo e on-line. Em 2023, foram distribuídas 100 mil bolsas digitais e 600 síncronas, com mais de 74 mil inscritos na segunda fase. Além disso, a jornada possui uma taxa de 85% de satisfação dos alunos com a formação.
 
De acordo com dados do Panorama de Talentos em Tecnologia, produzido em 2023 pelo Google for Startups e em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a estimativa é de que o Brasil tenha um déficit total de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025. Com o avanço da inteligência artificial, o mercado poderá exigir cada vez mais habilidades de programação e análise de dados.
 
Para a Ada, é fundamental contar com a parceria do Santander nesse projeto. “É importante ter esse trabalho em conjunto com uma empresa tão sólida que acredita no propósito de educação e faz nosso país deslanchar. Nosso objetivo é democratizar o acesso à educação de qualidade, com formações robustas que preparam os jovens para o futuro do mercado de trabalho” finaliza Paiva.
 
Para participar basta ter 18 anos, residir no Brasil e ter disponibilidade para assistir às aulas síncronas de programação. Não é necessário possuir conhecimento prévio. 
 
 
Serviço:
 
Santander Coders
 
Inscrições: até 19 de maio
Processo Seletivo: 05 de junho a 19 de julho
Formação: 29 de julho a 6 de dezembro
Formato: Online
Valor: Gratuito

Leia a notícia no Diario de Pernambuco