O empresário Fernando Santos, que integra a sexta linhagem familiar do Grupo João Santos, foi condenado pela 9ª Vara Criminal da Comarca de Teresina a 13 anos e 4 meses de reclusão por crime contra a ordem tributária. A condenação, que ocorreu em 5 de março, se tornou pública somente nesta quinta-feira (21).
O cumprimento da pena tem regime inicial fechado. A sentença também impõe 220 dias-multa, com pena de multa à razão de 1/30 ou um trigésimo do salário-mínimo vigente.
Fernando Santos também foi condenado a reparar o dano material causado, na forma do art. 387, inciso IV, do CPP, no valor mínimo de R$ 979.797,63.
Em janeiro deste ano, 26 integrantes do Grupo João Santos tornaram-se réus por lavagem de dinheiro e organização criminosa.
No ano de 2021, o grupo que é dono de mais de 40 empresas, entre elas o Cimento Nassau, foi alvo da Operação Background, da Polícia Federal.
A operação apurou crimes como sonegação fiscal e trabalhista. Segundo a investigação, o grupo transferia dinheiro entre empresas do conglomerado para não pagar impostos e direitos de funcionários.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco