Quem está se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, principal porta de entrada para o ensino superior no Recife, sabe a importância da redação na prova.
O exame, que é divido em dois dias (5 e 12 de novembro), é constituído por quatro provas objetivas e uma redação.
O candidato deve escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, em prosa. O tema só é revelado na hora da prova, junto a materiais de apoio que ajudam o estudante no momento da produção.
Ao elaborar a redação do Enem, os participantes devem ficar atentos às competências abaixo:
* Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
* Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
* Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
* Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
* Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O QUE FAZ ZERAR A REDAÇÃO DO ENEM
A banca avaliadora poderá atribuir nota zero à redação que:
• Não atender à proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/Não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”.
• Não apresentar texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em branco”.
• Apresentar até sete linhas manuscritas ou apresentar até dez linhas escritas no Sistema Braile, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente”.
• Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”.
• Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, o que configurará “Anulada”.
• Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”.
• Estiver escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira, o que configurará “Anulada”.
• Apresentar letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes, o que configurará “Anulada”.
%u2028A redação que apresentar cópia dos textos da proposta de redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas.
REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM: LEIA EXEMPLOS
Para ajudar os estudantes que se esforçam por anos para conseguirem a tão sonhada nota 1000 na redação do Enem, o Ministério da Educação lançou a Cartilha do Participante.
A Cartilha apresenta todos os aspectos da redação e direciona o estudante que vai fazer a prova.
São respondidas questões sobre a avaliação da redação, a atribuição da nota final, as regras que a produção leva em conta, entre outras dicas e especificidades da prova.
Porém, o mais importante: a Cartilha traz dez exemplos de redações nota 1000 do último Enem, com comentários sobre os textos. Ou seja: as melhores redações da última edição do Exame comentadas gratuitamente.
Para acessar a Cartilha do Participante do Enem 2023, clique aqui, ou acesse o link abaixo.
(https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/enem-2023-cartilha-da-redacao-esta-disponivel)