Diario de Pernambuco
Busca

APORTE

SENAI investe R$ 8 milhões em cluster de inovação em Suape

Publicado em: 26/10/2022 16:49

Convênio deverá fomentar um importante ambiente de negócios no Complexo de Suape, que atualmente abriga 224 empresas (Divulgação/FIEPE)
Convênio deverá fomentar um importante ambiente de negócios no Complexo de Suape, que atualmente abriga 224 empresas (Divulgação/FIEPE)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) anunciou nesta quarta-feira (26) que realizará um investimento de R$ 8 milhões na estruturação do Cluster SUAPE de Inovação Industrial, no Complexo Industrial Portuário de Suape. Na ocasião, também foi lançada a primeira chamada de adesão para empresas interessadas em integrar o TecHub Hidrogênio Verde, que visa atrair startups com foco no combustível do futuro.

Constituído por empresas que estão ligadas por meio de relações empresariais numa determinada região, o cluster de Suape será coordenado pelo Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), no Recife, e reunirá pesquisadores, engenheiros e consultores do SENAI de Pernambuco, além de empresas e universidades nacionais e internacionais em um mesmo ambiente.

A localização do porto público, considerado o mais estratégico do Nordeste, foi ponto essencial para a escolha de Pernambuco como reduto dos dois projetos cruciais sobre hidrogênio verde no Brasil. Na avaliação da diretora-regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto, o convênio deverá fomentar um importante ambiente de negócios no Complexo de Suape, que atualmente abriga 224 empresas. “Estar em Suape é essencial para que possamos cumprir nosso papel de incentivar o fortalecimento da indústria pernambucana. Estamos criando um ambiente real para desenvolver e validar projetos relacionados à tecnologia e à inovação”, afirmou.

No espaço, o objetivo é impulsionar programas e projetos de pesquisa, dsenvolvimento e inovação (PD&I) para setores como logística, energias renováveis, meio ambiente, aeroespacial e manufatura avançada. Para isso, o cluster agregará diversas estruturas distintas, a exemplo do TecHub Hidrogênio Verde. 

Lançado em julho deste ano, o TecHub ocupará 1,3 hectare no porto. “O TecHub é o primeiro ambiente de testbeds no país focado na cadeia do hidrogênio verde do Brasil com infraestrutura para desenvolvimento de projetos de pesquisa, permitindo testagem e experimentação de tecnologia, produtos e serviços inovadores, simulando situações reais da indústria”, explicou o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, Jefferson Gomes.

O novo cluster deverá apoiar e realizar atividades como a instalação de plantas-piloto, pesquisa aplicada, serviços especializados, empreendedorismo, formação de pessoal, além de fomentar o networking entre as indústrias instaladas no complexo e outras instituições. “Essa parceria com o SENAI é fundamental para abrir novas perspectivas de inovação no ecossistema industrial, portuário e socioambiental de Suape. Estamos construindo as bases para avançar tecnologicamente e criar paradigmas para a gestão 5G, equalizando os desafios e impulsionando as oportunidades do território”, ressaltou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos Cavalcanti.

TecHub
A primeira chamada de adesão para empresas interessadas em integrar o TecHub Hidrogênio Verde está disponível, a partir desta quarta-feira (26). A proposta é concentrar em Suape a implementação de projetos inovadores focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde (H2V) e grafeno.

Estão disponíveis duas categorias:
- Plantas-piloto: construção de ambiente na cadeia de valor do hidrogênio ou grafeno com escala a atender 40 projetos de pesquisa. Com disponibilidade de até 1 mil metros quadrados dentro da estrutura do TecHub H2V e prazo de uso de até 120 meses, com possibilidade de renovação.

- Projetos: adesão a projetos existentes ou entrada de novas teses da cadeia de valor do H2 ou grafeno. Com espaço físico para instalação de containers e prazo de uso do espaço de 12 a 36 meses.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL